26.5 C
Brasília
sexta-feira, 3 fevereiro, 2023

Covid-19: DF tem mais de 200 locais para testagem e mais de 90 para vacinação

SES alerta para a importância da vacina e do isolamento de casos identificados

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A população do Distrito Federal conta atualmente com 202 locais onde é possível fazer a testagem de covid-19. Há mais de 244 mil testes disponíveis em 174 Unidades Básicas de Saúde, 14 hospitais e 13 Unidades de Pronto Atendimento da rede pública.  Além disso, 95 locais de vacinação funcionam nos dias úteis.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, alerta para que pessoas sintomáticas procurem rapidamente uma das Unidades de Saúde mais próxima para realizar a testagem. “Intensificamos o pedido para que a pessoa sintomática, que esteja com sintoma gripal, procure nossas unidades básicas de saúde para fazer o teste, porque assim vamos conseguir diminuir a circulação do vírus” afirma. 

 Na última segunda-feira (14), o DF registrou um índice de transmissibilidade de 1,38. O número significa que 100 pessoas com covid-19 infectam outras 138, um cenário de aceleração do número de casos. 

Enquanto os hospitais e UPAs atendem pacientes com sintomas mais graves, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) podem ser procuradas por quem está doente, mas sem gravidade. O acolhimento também permite identificar se a pessoa está com outra doença, como dengue ou gripe, e receber atendimento. O site Busca Saúde DF permite localizar a UBS de referência, conforme o CEP da residência. Os testes são realizados conforme avaliação da equipe da Unidade Básica de Saúde. Já as pessoas sem sintomas podem ser vacinadas.

Vacinação

Nesta quarta-feira (16), a vacinação no Distrito Federal será retomada em 95 locais, incluindo 11 Unidades Básicas de Saúde onde há atendimento noturno, até as 22h. Também são indicados os locais de vacinação da Rodoviária do Plano Piloto, com funcionamento até as 20h, e o drive-thru montado diante da UBS da quadra 612 da Asa Sul, que atende até as 22h.

Clique aqui e confira os locais de vacinação. 

A Secretaria de Saúde conta com mais de 33 mil doses de imunizantes contra covid-19 em seus estoques. Nesta semana, chegam mais 5.000 doses de Pfizer Pediátrica, para crianças de 5 a 11 anos, e 5.800 da Pfizer, voltada para todas as pessoas a partir dos 12 anos.

*Com informações da Agência Saúde-DF

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Milhares de voluntários da Saúde se alistam para cuidar de Yanomâmis

O Brasil e o mundo ficaram chocados com as cenas de abandono e exploração à comunidade indígena Yanomâmi, em...

Agentes comunitários da saúde agora podem acumular dois cargos públicos

Uma grande vitória para os agentes comunitários de saúde (ACS) e para os agentes de combate às endemias (ACE)...

Câncer de pênis – 25% dos casos levam à amputação do órgão em brasileiros

No ano passado, o Brasil registrou 1.933 casos desse tipo de câncer. Apesar de a doença ser considerada responsável...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img