26.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Casos de dengue aumentam 375% no Distrito Federal

Os números foram divulgados no último levantamento da Secretaria de Saúde. De janeiro até novembro ocorreram 11 óbitos pela doença na capital

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

No último levantamento realizado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal, foram registrados 69.951 casos prováveis de dengue entre 2 de janeiro e 26 de novembro. O levantamento ainda aponta que durante esse período ocorreram 11 óbitos pela doença em Brasília. 

Segundo os dados divulgados pela pasta, houve um aumento significativo em relação ao ano anterior, de 375,2% no número de infectados. Em comparação, no mesmo período de 2021 foram registrados 14.115 casos prováveis de dengue no DF. 

Os registros mostram que Ceilândia, Samambaia, Taguatinga, Planaltina e São Sebastião são as cinco regiões com mais casos de dengue. Ceilândia, foi a região com mais óbitos, 3 no total. Em relação às mortes, 45,5% dos óbitos ocorreram no grupo etário com 80 anos ou mais. Sendo 54,5% das vítimas mulheres e 45,5% homens.

Sintomas da Dengue

Sintomas da Dengue

Os sintomas da dengue geralmente aparecem de 3 a 15 dias após a pessoa ser picada por um mosquito infectado com o vírus.  

Dengue Clássica

febre maior de 38,5°C;

dores musculares intensas;

dor ao movimentar os olhos;

mal-estar;

náuseas e vômitos;

moleza no corpo;

falta de apetite;

dor de cabeça;

manchas vermelhas no corpo.

Como combater

O Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue se prolifera em locais com água parada, dessa forma, eliminar os focos de água é um dos principais cuidados para evitar a reprodução do mosquito, mas pra isso, também é necessário que todos os moradores que vivem na região e no mesmo bairro, tenham os mesmos cuidados, somente dessa forma será possível reduzir as chances de transmissão da dengue. 

Cuidados importantes:

• Não deixe água parada, destruindo os locais onde o mosquito nasce e se desenvolve, evita sua procriação.

• Plantas que possam acumular água devem ser tratadas com água sanitária na proporção de uma colher de sopa para um litro de água, regando no mínimo, duas vezes por semana. Tire sempre a água acumulada nas folhas.

• Retire sempre a água acumulada da bandeja externa da geladeira e lave com água e sabão.

• Limpe frequentemente as calhas e a laje das casas, coloque areia nos cacos 

• Mantenha o quintal limpo, recolhendo o lixo e detritos em volta das casas, limpando os latões e mantendo as lixeiras tampadas. Não jogue lixo em terrenos baldios, construções e praças. 

• Permita sempre o acesso do agente de controle de zoonoses em sua residência ou estabelecimento comercial

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img