28.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Campanha nacional contra a Poliomielite termina nesta sexta-feira (30)

Segundo o Ministério da Saúde apenas 54% das crianças elegíveis foram vacinadas

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina nesta sexta (30). A campanha tem como objetivo alcançar ao menos 95% das crianças de 1 a 4 anos de idade, reforçar as coberturas vacinais contra a pólio e outras doenças que podem ser prevenidas. De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento apenas 54% das crianças brasileiras elegíveis para o imunizante foram vacinadas contra a doença.

 Segundo dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal da população vem despencando, chegando em 2021 com menos de 59% dos cidadãos imunizados. Em 2020, o índice era de 67% e em 2019, de 73%. O patamar recomendado pelo Ministério é de 95%.

O DF encontra-se na terceira posição como unidade da federação que menos vacinou. Ficando atrás apenas do Acre, com 22,9% e de Roraima, que imunizou 22,09% do público-alvo. Em todo o Brasil, até esta quarta (28) pouco mais de 54% das crianças estavam imunizadas contra o vírus da pólio.

A campanha

Iniciada no dia 8 de agosto, a campanha seria encerrada em 9 de setembro, no entanto, acabou sendo prorrogada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa procura pela população. 

Para o Ministério da Saúde, a vacinação é a única forma de evitar que doenças que já foram eliminadas graças à vacinação possam ser reintroduzidas no país devido às baixas coberturas vacinais.

Poliomielite

 A poliomielite é uma doença infectocontagiosa aguda causada por vírus que pode provocar paralisias irreversíveis. Segundo o relatório de 2022 da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Brasil é um dos países que apresenta maior risco de reintrodução da doença.

Clique aqui e confira os locais de vacinação

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img