27.5 C
Brasília
terça-feira, 23 abril, 2024

“Não sabia nem o que era o SUS”, diz ministro da Saúde

Eduardo Pazuello afirmou que passou a conhecer o Sistema Único de Saúde neste "momento da vida"

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, durante o lançamento da Campanha do Outubro Rosa, nesta quarta-feira (7/10), afirmou que até antes da crise sanitária do novo coronavírus não conhecia como funcionava o Sistema Único de Saúde (SUS).

O militar que possui atendimento próprio nos hospitais do exército disse que não sabia nem o que era o SUS. “Passei a minha vida sendo tratado também em instituição pública, mas específica do Exército. Vim conhecer o SUS a partir desse momento da vida e compreendi a magnitude dessa ferramenta com a qual o Brasil nos brindou”, apontou Pazuello.

O ministro destacou que a organização do SUS deu capacidade para que o Brasil enfrentasse a pandemia de Covid-19 e também tornou o país referência no combate a várias outras doenças.

Sistema Único de Saúde

Reconhecido como um dos maiores sistemas de saúde pública do mundo, o Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro completou 30 anos em 2020. Proporciona acesso gratuito, universal e integral a todos. Seu complexo sistema integrado permite atendimento amplo, desde a atenção básica e saúde da família até cirurgias de alto risco.

O SUS também atua na vigilância epidemiológica e sanitária, assistência farmacêutica, atenção hospitalar, serviços de urgência e emergência, distribuição gratuita de medicamentos e pesquisas na área da saúde.

A pandemia do novo coronavírus destacou a importância do serviço no Brasil.

Veja o vídeo em que o ministro da saúde afirma que não sabia nem o que era o SUS (A fala está a partir de 38 min):

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img