17.5 C
Brasília
quarta-feira, 22 março, 2023

Milhares de voluntários da Saúde se alistam para cuidar de Yanomâmis

Crise humanitária quase dizimou população indígena em Roraima com doenças, estupros e abandono devido a invasão de garimpeiros.

Saiba Mais

O Brasil e o mundo ficaram chocados com as cenas de abandono e exploração à comunidade indígena Yanomâmi, em Roraima, que veio à tona devido a grave crise humanitária vivida pelo grupo.

 Meninas e adolescentes grávidas, estupros, quadro grave de desnutrição e de malária, DST e mortes. As causas estão diretamente relacionadas à invasão de garimpeiros dentro do território indígena, agindo totalmente na ilegalidade.

Na tentativa de levar atendimento médico e psicológico à população Yanomâmi, o Ministério da Saúde abriu lista de voluntariado da Saúde. Até o momento, mais de 33 mil profissionais de saúde se inscreveram para ajudar os indígenas junto à Força Nacional.

A grave situação fez com que o número de voluntários dispostos a ajudar crescesse 700% nos últimos dois meses.

São médicos, enfermeiros e nutricionistas. Dentre os profissionais, é permitida a entrada apenas de formados, graduados ou técnicos, no caso de técnicos de enfermagem, mas que tenham registro no seu devido conselho. Residentes médicos e multiprofissionais podem se inscrever, desde que devidamente certificados.

Os profissionais de saúde, podem ser do SUS, do serviço público ou da iniciativa privada; além de profissionais de hospitais filantrópicos ou de serviços privados que não prestam assistência ao SUS.

Como funciona:

Após a inscrição de voluntariado no site do Ministério da Saúde, o nome do profissional ficará registrado na plataforma. Basta preencher o nome completo e a área de formação.

Caso esteja tudo correto com as informações, o voluntário estará apto a ser convocado pela Força Nacional do SUS. Ele então receberá passagens para o local onde ocorrerá a missão, no caso desta crise humanitária indígena, em Boa Vista (RO). Além de diárias para o custeio com alimentação e estadia.

Cadastro Permanente

O cadastro é vitalício. Assim, poderão ocorrer futuras convocações para outras missões.

FN – SUS – A Força Nacional do Sistema Único de Saúde é um programa de cooperação criado em 2011, voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.

Quem se interessar pela missão de ser um voluntariado da saúde para a missão Yanomâmi ou para outros que venham a surgir, basta clicar no link: Ministério da Saúde.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

SindSaúde e Sindireta participam de reunião no TCDF para discutir o retorno do Teletrabalho

Na terça-feira (21), o SindSaúde e o Sindireta (Sindicato dos Servidores Públicos Civis da Administração Pública Direta), além de...

Ministério da Saúde oferece capacitação voltada ao cuidado de pessoas portadoras da Síndrome de Down

Hoje, 21 de março, comemora-se o Dia Nacional da Síndrome de Down. Em alusão a data, o Ministério da...

ANOTA NA AGENDA: II SEMINÁRIO DISTRITAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE

O Seminário está marcado para o dia 5 de abril, das 8h às 17h, no auditório da Fepecs. Participe!
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img