28.5 C
Brasília
quarta-feira, 17 abril, 2024

Milhares de voluntários da Saúde se alistam para cuidar de Yanomâmis

Crise humanitária quase dizimou população indígena em Roraima com doenças, estupros e abandono devido a invasão de garimpeiros.

Saiba Mais

O Brasil e o mundo ficaram chocados com as cenas de abandono e exploração à comunidade indígena Yanomâmi, em Roraima, que veio à tona devido a grave crise humanitária vivida pelo grupo.

 Meninas e adolescentes grávidas, estupros, quadro grave de desnutrição e de malária, DST e mortes. As causas estão diretamente relacionadas à invasão de garimpeiros dentro do território indígena, agindo totalmente na ilegalidade.

Na tentativa de levar atendimento médico e psicológico à população Yanomâmi, o Ministério da Saúde abriu lista de voluntariado da Saúde. Até o momento, mais de 33 mil profissionais de saúde se inscreveram para ajudar os indígenas junto à Força Nacional.

A grave situação fez com que o número de voluntários dispostos a ajudar crescesse 700% nos últimos dois meses.

São médicos, enfermeiros e nutricionistas. Dentre os profissionais, é permitida a entrada apenas de formados, graduados ou técnicos, no caso de técnicos de enfermagem, mas que tenham registro no seu devido conselho. Residentes médicos e multiprofissionais podem se inscrever, desde que devidamente certificados.

Os profissionais de saúde, podem ser do SUS, do serviço público ou da iniciativa privada; além de profissionais de hospitais filantrópicos ou de serviços privados que não prestam assistência ao SUS.

Como funciona:

Após a inscrição de voluntariado no site do Ministério da Saúde, o nome do profissional ficará registrado na plataforma. Basta preencher o nome completo e a área de formação.

Caso esteja tudo correto com as informações, o voluntário estará apto a ser convocado pela Força Nacional do SUS. Ele então receberá passagens para o local onde ocorrerá a missão, no caso desta crise humanitária indígena, em Boa Vista (RO). Além de diárias para o custeio com alimentação e estadia.

Cadastro Permanente

O cadastro é vitalício. Assim, poderão ocorrer futuras convocações para outras missões.

FN – SUS – A Força Nacional do Sistema Único de Saúde é um programa de cooperação criado em 2011, voltado à execução de medidas de prevenção, assistência e repressão a situações epidemiológicas, de desastres ou de desassistência à população quando for esgotada a capacidade de resposta do estado ou município.

Quem se interessar pela missão de ser um voluntariado da saúde para a missão Yanomâmi ou para outros que venham a surgir, basta clicar no link: Ministério da Saúde.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...

Garanta seus direitos com o SindSaúde

Nossa equipe jurídica eficiente está ao seu lado. Servidor recupera quase 9 mil reais. O setor jurídico do SindSaúde tem...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img