25.5 C
Brasília
terça-feira, 23 abril, 2024

Covid-19: Brasil registra uma morte por dia entre crianças de 6 meses a 5 anos em 2022 apontam dados da Fiocruz

Foram registrados 314 óbitos nessa faixa etária, entre 1° de janeiro e 11 de outubro

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O Brasil registrou uma morte por dia de crianças com idades entre 6 meses a 5 anos diagnosticadas com Covid-19. De acordo com informações divulgadas pela Fiocruz, foram registradas 314 mortes entre 1° de janeiro e 11 de outubro de 2022. A nova análise foi realizada pela equipe do Observa Infância (Fiocruz/Unifase), com base em dados recentes do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e compreendem óbitos em que a Covid-19 foi a causa básica e aqueles em que a doença foi registrada como uma das causas associadas.

Em 13 de julho, foi autorizado pelaa Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o uso emergencial da vacina Coronavac em crianças de 3 a 4 anos. E em 16 de setembro, a Pfizer pediátrica foi aprovada pela agência para uso emergencial em bebês e crianças de 6 meses a 4 anos.

Números apontam lento avanço na vacinação infantil. Segundo dados do Vacinômetro Covid-19 (Ministério da Saúde) analisados pelo Observa Infância em 28 de novembro, apenas 7 de cada 100 crianças de 3 a 4 anos receberam as duas doses da vacina. Do total de 5,9 milhões de crianças nessa faixa etária, somente 1.083.958 tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, enquanto 403.858 completaram a imunização com a segunda dose. 

Para a coordenadora do Observa Infância, Patricia Boccolini, com os imunizantes disponíveis para a população, esses óbitos podem ser evitados. “Com vacinas disponíveis, podemos considerar a Covid-19 uma doença imunoprevenível. Isso significa que essas mortes podem ser evitadas com uma política pública de vacinação em massa” afirma. 

Vacinação infantil no DF

A vacinação infantil contra a covid-19 é dividida por faixa etária. Crianças de 5 anos a 11 anos recebem a vacina Pfizer Pediátrica. São duas doses, com intervalo de 21 dias. Crianças de 3 e 4 anos recebem a vacina CoronaVac. sendo duas doses, com intervalo de 28 dias, já crianças entre 6 meses a 2 anos e 11 meses com comorbidades recebem a Pfizer Baby. Neste caso, são três doses, com intervalo de 4 semanas entre as 2 primeiras e de oito semanas entre a segunda e a terceira.

As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis, munidos do cartão de vacina e documento de identificação. No caso das crianças de 6 meses a 2 anos e 11 meses, é necessário apresentar laudo ou relatório médico que comprove a comorbidade da criança.

Clique aqui e confira os pontos de vacinação

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img