26.5 C
Brasília
sexta-feira, 1 julho, 2022

Brasil anuncia fim da emergência sanitária por covid-19

Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento neste domingo (18/04)

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia foi anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento de rádio e TV, na noite deste domingo (17). Segundo o Governo Federal, esta medida foi possível por causa da ampla cobertura vacinal e da melhora do cenário epidemiológico no país. Um ato normativo será editado nos próximos dias pelo Ministério da Saúde.

Na prática, a emergência de saúde pública possibilitou ao governo federal firmar contratos emergenciais para compra de insumos médicos e imunizantes contra o coronavírus, entre outras medidas.

De acordo com Queiroga, o fim da emergência de saúde pública não significa o fim da Covid-19, por isso é preciso manter os cuidados. “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal”, disse o ministro.

A emergência sanitária foi declarada em fevereiro de 2020. O primeiro caso de contaminação no Brasil foi no final do mesmo mês. No mês seguinte foi confirmada a transmissão comunitária do novo coronavírus no Brasil.

Segundo último balanço, divulgado pelo MS neste domingo (18/04), o país registrou, desde o início da pandemia, 5.337.459 casos de covid-19 e 661.960 mortes.

Todos os detalhes e como será daqui para frente a condução da pandemia será publicada em uma portaria, o que, segundo o ministro, deve ocorrer nos próximos dias.

  • Com informações da Agência Brasil

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Vacinação com a segunda dose de reforço está disponível para pessoas a partir 35 anos

A Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira (30) que pessoas a partir de 35 anos, já podem receber a...

Inscrições para eleição de delegados sindicais no Iges-DF

As inscrições para delegados sindicais para representar os empregados da base representativa do SindSaúde do Instituto de Gestão Estratégica...

É bom lembrar das conquistas e quem lutou por elas – 20 HORAS

Durante o próximo mês, o SindSaúde irá relembrar algumas de suas inúmeras vitórias. Para começar, vamos relembrar a conquista...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img