26.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Brasil anuncia fim da emergência sanitária por covid-19

Anúncio foi feito pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento neste domingo (18/04)

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O fim da emergência de saúde pública em decorrência da pandemia foi anunciado pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em pronunciamento de rádio e TV, na noite deste domingo (17). Segundo o Governo Federal, esta medida foi possível por causa da ampla cobertura vacinal e da melhora do cenário epidemiológico no país. Um ato normativo será editado nos próximos dias pelo Ministério da Saúde.

Na prática, a emergência de saúde pública possibilitou ao governo federal firmar contratos emergenciais para compra de insumos médicos e imunizantes contra o coronavírus, entre outras medidas.

De acordo com Queiroga, o fim da emergência de saúde pública não significa o fim da Covid-19, por isso é preciso manter os cuidados. “Continuaremos convivendo com o vírus. O Ministério da Saúde permanece vigilante e preparado para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros, em total respeito à Constituição Federal”, disse o ministro.

A emergência sanitária foi declarada em fevereiro de 2020. O primeiro caso de contaminação no Brasil foi no final do mesmo mês. No mês seguinte foi confirmada a transmissão comunitária do novo coronavírus no Brasil.

Segundo último balanço, divulgado pelo MS neste domingo (18/04), o país registrou, desde o início da pandemia, 5.337.459 casos de covid-19 e 661.960 mortes.

Todos os detalhes e como será daqui para frente a condução da pandemia será publicada em uma portaria, o que, segundo o ministro, deve ocorrer nos próximos dias.

  • Com informações da Agência Brasil

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img