18.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Bolsonaro promove mais um ataque ao SUS

Desta vez, o Ministério da Saúde pretende realizar um “revogaço” de portarias que tratam de saúde mental

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O presidente Jair Bolsonaro segue sua marca de destruição do Sistema Único de Saúde. Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, onde ficou evidenciada a importância do SUS, o Ministério da Saúde prepara um ‘revogaço’ de cerca de cem portarias sobre saúde mental, editadas entre 1991 a 2014, esta atitude do governo federal ameaça diversos programas e serviços. A informação é de Eduardo Barretto, publicada no portal Época.

Entre os programas que serão afetados caso a medida seja aplicada estão o programa anual de reestruturação da assistência psiquiátrica hospitalar no SUS, as equipes de Consultório na Rua, o Serviço Residencial Terapêutico e a Comissão de Acompanhamento do Programa De Volta para Casa.

Segundo o colunista, também corre risco a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

A maioria destes programas atingirá quem mais depende do Sistema Único de Saúde, ou seja, os cidadãos mais pobres e vulneráveis, inclusive a população em situação de rua. Tal atitude pode vir no momento em que STF e Congresso nacional estarão de recesso de final de ano, ou seja, o que dificultaria questionamentos.

“Bolsonaro não esconde que seu objetivo é destruir o SUS, o desconhecimento e a falta de responsabilidade com a saúde pública é marca deste governo. Vivemos momentos de profundo desmonte de programas que favorecem populações mais carentes. O ministro não conhece o SUS, o presidente quer desmontá-lo, cabe aos sensatos lutar por sua manutenção. O SUS é o maior patrimônio e conquista dos brasileiros e precisa ser defendido”, destaca Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img