27 C
Brasília
quinta-feira, 4 março, 2021

144.231

Bolsonaro promove mais um ataque ao SUS

Desta vez, o Ministério da Saúde pretende realizar um “revogaço” de portarias que tratam de saúde mental

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O presidente Jair Bolsonaro segue sua marca de destruição do Sistema Único de Saúde. Mesmo durante a pandemia do novo coronavírus, onde ficou evidenciada a importância do SUS, o Ministério da Saúde prepara um ‘revogaço’ de cerca de cem portarias sobre saúde mental, editadas entre 1991 a 2014, esta atitude do governo federal ameaça diversos programas e serviços. A informação é de Eduardo Barretto, publicada no portal Época.

Entre os programas que serão afetados caso a medida seja aplicada estão o programa anual de reestruturação da assistência psiquiátrica hospitalar no SUS, as equipes de Consultório na Rua, o Serviço Residencial Terapêutico e a Comissão de Acompanhamento do Programa De Volta para Casa.

Segundo o colunista, também corre risco a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

A maioria destes programas atingirá quem mais depende do Sistema Único de Saúde, ou seja, os cidadãos mais pobres e vulneráveis, inclusive a população em situação de rua. Tal atitude pode vir no momento em que STF e Congresso nacional estarão de recesso de final de ano, ou seja, o que dificultaria questionamentos.

“Bolsonaro não esconde que seu objetivo é destruir o SUS, o desconhecimento e a falta de responsabilidade com a saúde pública é marca deste governo. Vivemos momentos de profundo desmonte de programas que favorecem populações mais carentes. O ministro não conhece o SUS, o presidente quer desmontá-lo, cabe aos sensatos lutar por sua manutenção. O SUS é o maior patrimônio e conquista dos brasileiros e precisa ser defendido”, destaca Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.

- Advertisement -

Últimas Notícias

PL nº 1735/2021: Projeto da Modernização da Carreira já tem número

O Projeto de Modernização da Carreira de Assistência à Saúde, encaminhado para a Câmara Legislativa do Distrito Federal, em...

Plantão Covid 19 – acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo sobre o coronavírus [MARÇO]

O SindSaúde-DF reúne abaixo as principais notícias sobre Coronavírus no Brasil e no mundo. Tudo que está sendo dito...

Leia os principais destaques SOBRE AS VACINAS contra o coronavírus

O que está sendo dito no Brasil e no mundo sobre a imunização contra a Covid-19
- Advertisement -
- Publicidade -
Precisa de ajuda??