sexta-feira, 23 outubro, 2020

Uso de máscara continua sendo obrigatório no Distrito Federal

Mais de 140 cidadãos foram multados por descumprimento dos protocolos sanitários

Entre 23 de março e 27 de setembro, a Secretaria DF Legal abordou mais de 80 mil pessoas em todo o Distrito Federal. O objetivo era alertar e, em alguns casos, multar quem não tivesse cumprindo o protocolo sanitário.

O órgão multou outros 148 cidadãos pelo descumprimento do Decreto 40.831/20, que trata do combate à Covid-19 no Distrito Federal.

Uso obrigatório

A utilização da máscara é obrigatória e pode gerar multa de R$ 2 mil a R$ 4 mil.

O uso do acessório diminui as chances de proliferação e transmissão do vírus entre as pessoas. Por esse motivo, desde março o governo local estimula e fiscaliza o uso do equipamento de proteção respiratória.

Até o momento, mais de 2 milhões de máscaras de tecido foram distribuídas gratuitamente à população.

Veja mais notícias sobre o combate à Covid-19

Operações

Na primeira fase das operações, o objetivo da força-tarefa era instruir os brasilienses sobre a importância dessa medida simples.

Além de abordar 80.681 pessoas, a população, os fiscais e os auditores também entregaram máscaras.

Nesta segunda fase, a fiscalização está mais rígida, uma vez que todas as instruções já são amplamente conhecidas da população e do comércio.

Aqueles que se recusaram a usar o acessório acabaram multados em R$ 2 mil.

Com informações da Secretaria DF Legal