25.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

SES se prepara para iniciar inquérito epidemiológico sobre Covid-19

Investigação começará em todas as Regiões Administrativas do DF nos próximos dias

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Como preparação para enfrentar um apossível segunda onda do novo coronavírus, a Secretaria de Saúde iniciará, nos próximos dias, um inquérito epidemiológico para avaliar a circulação da Covid-19 em todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal.

O inquérito será feito por meio de amostragem e sorteio, com busca ativa das pessoas para fazer os testes. 

“Serão sorteados 230 pessoas por cada uma das 34 regiões administrativas para fazerem exames e identificarmos se estão com anticorpos, ou não”, explica o secretário de Saúde, Osnei Okumoto,.

Testes rápidos

Os testes rápidos para IGG e IGM foram doados pela Fecomércio e ajudarão a entender melhor o comportamento da Covid-19 no Distrito Federal. 

As equipes entrevistarão os selecionados nos próximos 20 dias e a expectativa do governo é divulgar a análise antes do fim do ano.

O estudo será realizado por equipes de vigilância epidemiológica da SES nas residências, em pessoas maiores de 18 anos.

“Nós precisamos ter a noção clara de como o vírus circulou e está circulando no DF, e também a probabilidade de comportamento dele futuramente aqui nas nossas 34 regiões. Esses números que a ciência vai nos dar são essenciais”, completou Okumoto.

Acompanhe mais notícias sobre a Covid-19

Leitos 

Para garantir o atendimento à população em uma eventual segunda onda da Covid-19, Okumoto informou que atualmente a rede pública de saúde do DF conta com 407 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 311 de enfermaria, todos disponíveis para atender pacientes com a Covid-19. 

“45% desses leitos estão ocupados, então estamos em uma situação confortável”, garantiu.

Na avaliação do secretário de Saúde, apesar de a situação estar sob controle, a ideia é que todos esses leitos sejam desmobilizados no futuro e voltem a atender pacientes com todas as patologias, principalmente quando a vacina estiver disponível. 

Enquanto a maioria deles não estão sendo usados por pacientes da Covid-19, alguns já começaram a ser desmobilizados “com toda a segurança para a população”, ressaltou Okumoto.

Com informações da Agência Saúde DF

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Reivindique seus Direitos: SindSaúde obtém vitória judicial para servidores da saúde

Mais uma semana se encerra e, para um trabalhador, isso significa dinheiro no bolso. Recentemente, a justiça condenou o...

Assédio moral adoece servidores do Instituto de Saúde Mental: Sindsaúde DF agirá em defesa dos trabalhadores

O Sindsaúde, por meio deste comunicado, expressa sua profunda preocupação com o crescente número de funcionários do Instituto de...

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img