20.5 C
Brasília
quarta-feira, 27 março, 2024

Pandemia atinge indígenas que sofrem com a falta de acolhimento

Estudo da Fiocruz mostra como a saúde mental dessas famílias foram impactadas

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Uma pesquisa realizada entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021 por pesquisadores do Instituto Leônidas & Maria Deane (ILMD/ Fiocruz Amazônia), mostra dados sobre a saúde mental de jovens indígenas.

O estudo foi realizado em oito regiões da Amazônia, que resultou em uma maior compreensão dos efeitos da Covid-19 neste grupo.

“O estudo se concentrou no entendimento sobre o conhecimento, as atitudes e as práticas (CAP) dos jovens sobre a saúde mental no período da pandemia. Os resultados mostram que as famílias indígenas foram fortemente atingidas pela pandemia, ocasionando óbitos e insegurança sobre o bem-estar social da comunidade”, afirma o coordenador da atividade CAP e pesquisador do Laboratório de História, Políticas Públicas e Saúde na Amazônia da Fiocruz Amazônia, Júlio Schweickardt.

Segundo a pesquisa, 98% dos respondentes relataram fazer uso de medidas de proteção, sendo elas, máscaras, álcool em gel e restrição de viagens, contanto, cerca de 37% afirmaram ter sido infectados e 68% disseram ter tido alguém da família com Covid-19. Todavia, apenas 17,3% referiram ter tido acesso a algum cuidado psicológico por parte dos serviços de saúde durante a pandemia.

“Esses dados evidenciam a necessidade de fortalecimento da rede de proteção social e de saúde mental para essas populações. Isso já era uma fragilidade antes da pandemia e continuará sendo um caminho a construir mesmo passado o momento mais crítico da pandemia”, ressalta a coordenadora-geral do projeto pela Fiocruz Amazônia, Michele Rocha El Kadri.

Integrada como parte do projeto Povos Indígenas da Amazônia Contra a Covid-19 (PIACC), participaram da ação, além da Fiocruz, a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef).

O projeto que foi estendido por cinco estados, sendo eles: Amazonas, Acre, Pará, Roraima e Amapá, cobrindo prioritariamente oito regiões: 1) Tumucumaque e Paru D’Este (PA); 2) Guamá Tocantins (PA); 3) Leste de Roraima (RR); 4) Alto Rio Negro(AM); 5) Alto Rio Solimões (AM); 6) Alto Purus (AM, AC); 7) Médio Purus (AM); 8) Yanomami / AYRCA (AM), levantou informações relevantes sobre o perfil e as práticas de diversos grupos indígenas em várias comunidades e pequenos centros urbanos.

Metodologia

Ao todo, 533 jovens, entre 15 e 22 anos de idade, participaram da atividade respondendo a um questionário com 48 perguntas no total, o qual estava organizado em Bloco A – Informações sociodemográficas; Bloco B – Conhecimento sobre Saúde Mental, Discriminação e violência, Hábitos e Costumes; e Bloco C – Informações sobre Covid-19.

Com a contribuição de apoiadores locais, foi elaborado um suporte para o processo de preenchimento dos questionários. Foram adotadas diferentes estratégias de modo a garantir um número representativo de respostas. Houve necessidade de realizar reuniões com lideranças, professores, pajés, pais e uma ação direta com os próprios jovens. Uma ação certeira foi o envio do link do questionário, disponibilizado pelo google.forms, para os celulares dos jovens.

Para ter acesso ao estudo completo, clique aqui.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img