sexta-feira, 30 outubro, 2020

Johnson & Johnson suspende teste de vacina contra a Covid

Ensaios clínicos foram interrompidos em nível mundial depois de um voluntário apresentar efeitos adversos não previstos

A empresa Janssen-Cilag —divisão farmacêutica da Johnson & Johnson – informou nesta terça-feira (13) à Anvisa que suspendeu os testes da vacina contra o novo coronavírus após um voluntário apresentar efeitos adversos não previstos.

Testes no Distrito Federal seriam iniciados esta semana. Em nota, a Anvisa afirmou que ainda não tem mais informações, pois o processo é sigiloso.

“Nesse comunicado, a empresa informa que o estudo foi temporariamente interrompido devido a um evento adverso grave ocorrido em um voluntário no exterior. Maiores detalhes sobre o evento e o estado de saúde do voluntário permanecem em sigilo”, diz o texto da nota.

A reação, ainda não identificada até o momento, foi chamada de “doença inexplicável” no comunicado da farmacêutica.

Testes no Brasil

A Anvisa também relatou que a inclusão do primeiro voluntário no estudo para a vacina no Brasil ocorreu no dia 9 deste mês.

O Instituto L2IP, contratado para acompanhar os ensaios clínicos, já havia selecionado os primeiros 400 voluntários no DF e aguardava apenas as doses do imunizante chegarem à capital para começar a aplicação – o que estava previsto para esta semana.

Novas inclusões só poderão ocorrer com eventual autorização da agência brasileira.