20.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Fiocruz lança pesquisa sobre trabalhadores invisíveis da saúde na pandemia da Covid-19 [participe]

O SindSaúde é parceiro neste estudo que vai auxiliar na compreensão da saúde mental dos profissionais da saúde de nível fundamental, médio e técnico

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Fiocruz em parceria com equipe da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) e Centro de Estudos Estratégicos (CEE), lançam nesta sexta-feira (28), a pesquisa “Os trabalhadores invisíveis da saúde: condições de trabalho e saúde mental no contexto da Covid-19 no Brasil”.

Através de uma coleta de dados, o estudo tem o intuito de entender as condições de vida e trabalho dos profissionais de saúde, estes que tem grande contribuição nesse período de enfrentamento da pandemia.

Além disso, esse estudo irá auxiliar as entidades profissionais a criarem propostas de melhorias para o Sistema de Saúde do país, além de implementar o desenvolvimento de ações estratégicas e politicas públicas no campo da gestão e trabalho.

O questionário é anônimo e todas as informações declaradas irão permanecer em sigilo. Caso opte por não participar ou se recusar a responder determinada questão, saiba que sua participação não é obrigatória, assim você não será prejudicado.

De acordo com os pesquisadores o foco desta pesquisa são os profissionais da saúde de nível fundamental, técnico e médio, como por exemplo: Técnico/Auxiliar de Enfermagem; Saúde Bucal/Prótese dentária; Farmácia, de Hemoterapia ou Hematologia, de Análises Clínicas, de Laboratório, Citopatologia e Imunobiológica; Radiologia; Técnico em Imobilizações Ortopédicas/Gesseiro; Segurança do Trabalho, Vigilância em Saúde; Agente de Saúde; Agentes Indígena de Saúde/Saneamento; Maqueiro; Condutor de ambulância ; Pessoal de agências funerárias e cemitérios; Pessoal de cozinha hospitalar; Pessoal de atividades administrativas e afins; Pessoal de atividades operacionais; Pessoal de limpeza e conservação; Pessoal de manutenção geral; entre outros.

O preenchimento de todas as questões então calculadas em cerca de vinte a trinta minutos, para efetuar o envio bastar clicar no botão ENVIAR, por fim você confirmará seu CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO em integrar a pesquisa voluntariamente.

Após o preenchimento do questionário (digital) os resultados serão analisados e publicados em formato de Relatório pelo CEE/ENSP-FIOCRUZ conjuntamente com as instituições parceiras deste estudo, com a divulgação em eventos públicos e/ou periódicos científicos.

Para Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde-DF, esta pesquisa é importante para se compreender como está a saúde mental destes profissionais tão fundamentais para que o mecanismo da saúde funcione no país. “Não se pode esquecer todos os trabalhadores que compõem a área da saúde, na falta de qualquer um destes profissionais, o atendimento fica comprometido. Por isso, este estudo é necessário e vai contribuir para a percepção de como está a saúde mental destes trabalhadores”, destaca.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img