21.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Fiocruz aponta o maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil

Os pesquisadores destacam como é urgente a adesão rigorosa de ações para prevenir e controlar a pandemia

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Fiocruz divulgou nesta terça-feira (16), Boletim Extraordinário do Observatório Covid-19, detalhando o atual cenário da pandemia. O estudo revela que, no momento atual, 24 estados e o Distrito Federal estão com taxas de ocupação de leitos de UTI Covid-19 para adultos no SUS iguais ou superiores a 80%, sendo 15 com taxas iguais ou superiores a 90%.

Fonte: Fiocruz

Na última semana o número de casos e de óbitos bateu recordes. Foram registrados no país uma média de 71 mil casos diários e 1,8 mil óbitos epidemiológico (7 a 13 de março). O mapeamento traz dados obtidos desde 17 de julho de 2020. “Na visão dos pesquisadores que realizaram a análise, trata-se do maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil”, diz o Boletim.

O observatório diz que “o número de casos cresce a uma taxa de 1,5% ao dia, e o número de óbitos por Covid-19 aumenta em 2,6% ao dia, valores elevados se comparados à primeira fase da pandemia no Brasil. Esse crescimento de casos certamente vai gerar uma grande quantidade de casos graves, que exigem internação, num momento em que os hospitais apresentam sinais de superlotação”.

Medidas de prevenção

Com o objetivo de evitar o aumento do número de casos e mortes pelo país e a ocupação de leitos, os pesquisadores frisam como é importante a adesão rigorosa de ações para prevenir e controlar a disseminação do vírus, por meio de medidas de restrição às atividades não essenciais. Eles ainda destacam a necessidade de ampliação das medidas de distanciamento físico e social, o uso de máscaras em larga escala e a aceleração da vacinação.

O município de Araraquara é um exemplo de como medidas restritivas para atividades não essenciais evitaram o colapso nos sistemas de saúde. A região conseguiu reduzir as mortes e transmissão da doença com as ações de prevenção e controle.

Ocupação de leitos no DF

Atualmente, a taxa de ocupação de unidades de terapia intensiva (UTIs) para adultos com Covid-19 na rede pública está em 98,3% no início desta quarta-feira (17). O dado é do sistema InfoSaúde, do GDF. A taxa de ocupação de leitos em geral está em 96%.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img