20.5 C
Brasília
quarta-feira, 27 março, 2024

Estudo da Fiocruz aponta taxa de transmissão da Covid-19 em queda no Brasil

Espírito Santo e Distrito Federal ocupam a zona de alerta com taxa de ocupação de leitos de UTI preocupantes

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Novo Boletim do Observatório Covid-19 é divulgado nesta quinta-feira (21), noticiando a continuidade na redução dos números de óbitos e casos graves. A taxa de transmissão também demonstrou uma queda considerável referente à Semana Epidemiológica (SE) 41, de 10 a 16 de outubro, que apresentou média diária de 10.200 casos confirmados e 330 óbitos por Covid-19.

De acordo com dados do Sistema Único de Saúde (SUS), as taxas de ocupação de leitos de UTI estabilizaram, revelando que 25 estados e 23 capitais estão fora da zona de alerta. No entanto, o Espirito Santo ocupa a zona de alerta intermediário, com 65% para 71% e o Distrito Federal com alerta crítica, sendo a taxa de 80%.

Os cientistas apontam que a redução das taxas é devido ao avanço da campanha de vacinação. Dessa forma, a imunização em massa tem atingido seu objetivo principal, minimizando o impacto da doença nos indivíduos e na coletividade, influenciando no controle da pandemia.

Contudo, apesar da diminuição, os pesquisadores reforçam a oscilação nos números, possibilitando o aumento e desestabilização dos casos. Eles alertam sobre o aumento de pessoas na rua, resultando em um nível de fase pré-pandemica.

Para os pesquisadores, “a manutenção do atual patamar de transmissão não permite afirmar que a pandemia está definitivamente controlada. A impressão de que já vencemos a pandemia é enganosa, sendo imperioso, nesse momento, continuar vigilante em relação à Covid-19. A flexibilização de medidas que protegem contra a transmissão do vírus deve ser adotada de forma cautelosa, paulatina e acompanhada de medidas de vigilância, conjugadas com a adoção do passaporte vacinal, além de testes para identificar rapidamente novos casos e seus contatos. Essas medidas são estratégicas para a redução do risco de contágios no retorno às atividades laborais, educacionais, sociais, culturais e de lazer em ambientes fechados”, informam.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img