22.5 C
Brasília
sexta-feira, 28 janeiro, 2022

Dose de reforço começa nesta sexta (26) para pessoas com 40 anos ou mais

Pode tomar mais uma dose contra a covid-19 quem recebeu a segunda dose há pelo menos 5 meses

Saiba Mais

SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Já podem se vacinar com a dose de reforço pessoas com 40 anos ou mais que receberam a última dose há pelo menos cinco meses. A ampliação do grupo de aptos a se vacinar vale a partir desta sexta-feira (26). 

Até a última quarta (24), a Secretaria de Saúde havia vacinado 183.516 pessoas com a dose de reforço.

Hoje, segundo a Secretaria de Saúde, o DF está abastecido com vacinas para alcançar todos os públicos na etapa atual da campanha contra a covid-19.

Dose extra após cinco meses

A dose de reforço é aplicada pelo menos cinco meses após a segunda dose. O público com imunossupressão grave pode receber uma dose adicional após 28 dias da segunda dose. 

Para aqueles que receberam a dose única da vacina contra a covid-19 será disponibilizada, em breve, uma dose de reforço. Vale ressaltar que não se trata de uma segunda dose e sim de um reforço vacinal. 

A Secretaria de Saúde informou que o DF ainda não recebeu os imunizantes da empresa Johnson & Johnson para aplicação da dose extra. Tão logo as vacinas cheguem à capital federal, os imunobiológicos serão disponibilizados à população. A previsão é receber na segunda semana de dezembro. 

“A Secretaria de Saúde vem buscando ampliar cada vez mais a cobertura vacinal, porque só assim iremos garantir que, cada vez mais, tenhamos menos pacientes, internações e casos de morte. Em cima disso, a gente pré-estabeleceu”,   explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

Segundo ele, a meta é imunizar 240 mil pessoas acima de 12 anos que ainda não receberam a D1 e de 250 mil pessoas acima de 12 anos que já estão aptas a receber a D2.

Ainda de acordo com o subsecretário, a pasta trabalha com uma meta de vacinação até dezembro. “Nossa meta é chegar, até a segunda quinzena do próximo mês, próximos a 90% de cobertura vacinal. Para isso, precisamos que as pessoas que já tomaram a D1 voltem para tomar a D2. Só nisso nós já teremos 88% de cobertura e isso nos trará uma grande tranquilidade para o período de festas de final de ano”, pondera.

Flexibilizações no DF

À medida que a vacinação contra a covid-19 evolui, o Governo do Distrito Federal avalia as condições para flexibilizar as regras impostas pela pandemia. 

O cenário atual é de redução no número de casos e óbitos, além da queda nas internações pela doença. 

Hoje, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid está em 65,38% e apenas 10% dos leitos de suporte ventilatório pulmonar estão com pacientes internados.

Vacinação continua

Todas as salas de vacina estão abastecidas para atender o público do Distrito Federal. São diversos pontos abertos durante toda a semana e locais específicos aos finais de semana. 

No próximo sábado (27), a Secretaria de Saúde vai promover outra ação de busca ativa a pessoas que ainda não tomaram a D1 em locais públicos com grande circulação de pessoas.

Haverá vacinação nas seguintes regiões:

– Vicente Pires;
– Recanto das Emas;
– Sobradinho;
– Paranoá;
– Fercal;
– Ceilândia;
– Taguatinga;
– Estrutural.

“A vacinação é o padrão ouro de combate à covid. Reforçamos aqui que, quem ainda não se vacinou com a primeira dose, ou quem ainda não tomou a segunda dose, procure uma unidade de saúde. Essas doses estão disponíveis para que possamos fazer a cobertura, proteger melhor a nossa população e caminhar para próximo da normalidade”, afirma a subsecretária de Assistência Integral à Saúde, Paula Lawall.

Com informações da Agência Saúde

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

2.712 servidores recebem mais de R$ 9,8 milhões em pecúnias nesta sexta (28/1)

A Secretaria de Saúde do DF divulgou o pagamento de R$ 9.817.703,40 (nove milhões, oitocentos e dezessete mil, setecentos...

SES paga TPD de novembro nesta sexta-feira (28)

Secretaria de Saúde paga na noite desta sexta-feira (28), os valores referentes ao Trabalho por Período Determinado (TPD) realizado...

Anvisa aprova uso de autotestes de Covid no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (28), durante sua 3ª Reunião Extraordinária Pública do ano,...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img