28.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

DF se prepara para 2ª onda de Covid com estudo sobre casos e UBSs como porta de entrada para pacientes

Secretaria de Saúde fará inquérito epidemiológico da população para entender comportamento do vírus na capital

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal está se preparando para uma possível 2ª onda de Covid-19, portanto, mudou o protocolo de atendimento aos pacientes e fará estudo sobre o comportamento do vírus no DF.

Ao invés de hospitais de referência, como foi o caso do HRAN durante os primeiros meses de pandemia, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) serão as referências para que os pacientes com sintomas busquem atendimento e sejam triados na atenção primária.

Os casos leves de infecção, apenas com sintomas virais e menos graves (em média 80% dos casos, segundo a SES), os pacientes serão atendidos e direcionados para o isolamento em casa.

Já os pacientes mais graves, com síndrome respiratória aguda grave, serão direcionados aos hospitais regionais para monitoramento direto. 

Para o novo protocolo focado no atendimento das equipes de saúde da família, serão distribuídos 600 oxímetros, 150 mil testes encaminhados pelo Ministério da Saúde e outros 18 mil testes PCR recebidos pelo Lacen.

“Não dá para saber se teremos essa 2ª onda, mas vamos nos preparar para o pior. Estamos nos preparando e a atenção primária será ator principal do enfrentamento”, ressaltou, em coletiva de imprensa nesta terça-feira (10), o subsecretario de Atenção Integral à Saúde, Alexandre Garcia.

Inquérito epidemiológico e sorológico

Os próximos passos do novo protocolo de atendimento e também de desmobilização completa das unidades de referência serão divulgados após a finalização do inquérito epidemiológico e sorológico da população, divulgado nesta terça.

Equipes da SES nas 34 regiões administrativas vão sortear e fazer, por amostragem, uma pesquisa completa sobre a contaminação da população do DF.

Nós precisamos ter a noção clara de como o vírus circulou e está circulando no DF, e também a probabilidade de comportamento dele futuramente aqui nas nossas 34 regiões. Esses números que a ciência vai nos dar são essenciais”, registrou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

O inquérito será realizado em parceria com a Fecomércio, que disponibilizou 10 mil testes rápidos IGG e IGM. As equipes entrevistarão os selecionados nos próximos 20 dias e a expectativa do governo é divulgar a análise antes do fim do ano.

O estudo será realizado por equipes de vigilância epidemiológica da SES nas residências, em pessoas maiores de 18 anos.

Ainda não temos vacina ou medicamento eficaz. Precisamos de subsídios e dados epidemiológicos para tomada de decisão”, afirmou o diretor de Vigilância Epidemiológica, Cassio Peterka.

O secretário-Adjunto de Assistência à Saúde, Petrus Sanchez, ressalta que é importante estudar o cenário específico do DF, já que os casos foram diferentes na capital federal.

“Temos que entender que a doença teve comportamento diferente no DF. A nossa disseminação se aproximou de 7%, enquanto em nível nacional esse índice chegou a 3%. Além disso, tivemos um platô acentuado que se manteve por várias semanas, diferente de outros Estados brasileiros”, completou. 

Números da Covid-19

Até 5 de novembro, o mundo contabilizava 47,9 milhões de casos de Covid-19 e 1,2 milhão de mortes.

Nas Américas, onde há a maior quantidade de casos e óbitos, 21 milhões de pessoas tiveram o registro da contaminação pelo novo coronavírus e 647,3 mil pessoas perderam a vida em decorrência da doença – 55% do total de óbitos mundial.

No Brasil, até a mesma data, 5,5 milhões de casos foram registrados e 161,1 mil pessoas morreram de Covid-19. No DF, os números chegaram a 3.733 mortes e 215,4 mil contaminados.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img