23.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Anvisa autoriza o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford

A decisão favorável foi unânime dos cinco diretores e das três áreas técnicas da agência

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Na tarde deste domingo (17), o Brasil viveu um momento histórico com a aprovação do uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 pela diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dois imunizantes, Coronavac do Instituto Butantan e o Oxford/AstraZeneca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já podem ser distribuídos e aplicados nos brasileiros por terem comprovação de suas eficácias.

Com transmissão ao vivo os diretores da Anvisa apresentaram os pareceres técnicos das vacinas apresentadas e votaram a favor de seu uso emergencial. Estiveram presentes Meiruze Freitas, Romilson Mota, Alex Campos, Cristiane Jourdan e o diretor-presidente da agência, Antonio Barra Lima.

No início da reunião, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, prestou solidariedade aos mais de 200 mil mortos pela Covid-19 no Brasil e alertou que a vacinação deve ser acompanhada do respeito com as medidas de segurança já apresentadas desde o início da pandemia . “O momento é de conscientização, união e trabalho. O inimigo é um só. A nossa chance, a nossa melhor chance nessa guerra passa obrigatoriamente pela mudança de comportamento social, sem a qual, mesmo com vacinas, a vitória não será alcançada”, declarou.

A partir da decisão da Anvisa, já podem ser aplicadas no país as 6 milhões de doses da Coronavac que foram produzidas no laboratório chinês Sinovac e as 2 milhões de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca produzidos no laboratório indiano Serum Institute of India.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, este é um momento histórico, onde a ciência demonstrou, mais uma vez, seu valor e sua magnitude. “Este é um dia em que se acende uma chama de esperança para os brasileiros. A vacina é nossa única saída desta terrível pandemia, pois não existe tratamento precoce para o coronavírus. É importante que todos entendam que ainda é necessário cumprir o distanciamento social, uso das máscaras e higiene das mãos, até que todos estejam imunizados. Grande dia para o SUS e para os brasileiros”, afirmou Marli.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img