22.6 C
Brasília
terça-feira, 2 março, 2021

138.270

Anvisa autoriza o uso emergencial das vacinas Coronavac e Oxford

A decisão favorável foi unânime dos cinco diretores e das três áreas técnicas da agência

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Na tarde deste domingo (17), o Brasil viveu um momento histórico com a aprovação do uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 pela diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dois imunizantes, Coronavac do Instituto Butantan e o Oxford/AstraZeneca da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), já podem ser distribuídos e aplicados nos brasileiros por terem comprovação de suas eficácias.

Com transmissão ao vivo os diretores da Anvisa apresentaram os pareceres técnicos das vacinas apresentadas e votaram a favor de seu uso emergencial. Estiveram presentes Meiruze Freitas, Romilson Mota, Alex Campos, Cristiane Jourdan e o diretor-presidente da agência, Antonio Barra Lima.

No início da reunião, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, prestou solidariedade aos mais de 200 mil mortos pela Covid-19 no Brasil e alertou que a vacinação deve ser acompanhada do respeito com as medidas de segurança já apresentadas desde o início da pandemia . “O momento é de conscientização, união e trabalho. O inimigo é um só. A nossa chance, a nossa melhor chance nessa guerra passa obrigatoriamente pela mudança de comportamento social, sem a qual, mesmo com vacinas, a vitória não será alcançada”, declarou.

A partir da decisão da Anvisa, já podem ser aplicadas no país as 6 milhões de doses da Coronavac que foram produzidas no laboratório chinês Sinovac e as 2 milhões de doses do imunizante de Oxford/AstraZeneca produzidos no laboratório indiano Serum Institute of India.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, este é um momento histórico, onde a ciência demonstrou, mais uma vez, seu valor e sua magnitude. “Este é um dia em que se acende uma chama de esperança para os brasileiros. A vacina é nossa única saída desta terrível pandemia, pois não existe tratamento precoce para o coronavírus. É importante que todos entendam que ainda é necessário cumprir o distanciamento social, uso das máscaras e higiene das mãos, até que todos estejam imunizados. Grande dia para o SUS e para os brasileiros”, afirmou Marli.

- Advertisement -

Últimas Notícias

Plantão Covid 19 – acompanhe as principais notícias do Brasil e do mundo sobre o coronavírus [MARÇO]

O SindSaúde-DF reúne abaixo as principais notícias sobre Coronavírus no Brasil e no mundo. Tudo que está sendo dito...

Leia os principais destaques SOBRE AS VACINAS contra o coronavírus

O que está sendo dito no Brasil e no mundo sobre a imunização contra a Covid-19

É preciso reinventar a PEC Emergencial e a reforma administrativa

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) no 186/2019, chamada PEC da Emergência Fiscal, e a Reforma Administrativa (PEC no...
- Advertisement -
- Publicidade -
Precisa de ajuda??