26.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Câncer de pênis – 25% dos casos levam à amputação do órgão em brasileiros

Tem gente que até hoje acha o tema um tabu, mas é preciso sim falar do câncer de pênis.

Saiba Mais

No ano passado, o Brasil registrou 1.933 casos desse tipo de câncer. Apesar de a doença ser considerada responsável por apenas 2% de todos os tipos de câncer que acometem os homens, ela deixa sequelas irreversíveis, uma delas é a amputação do órgão. A cada 4 homens que desenvolvem a doença, um sofrerá a amputação do pênis.

Entre os anos de 2007 e 2022, o Sistema Único de Saúde (SUS), realizou 7.790 amputações, o que equivale a uma média de 486 procedimentos por ano. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse tipo de câncer é mais frequente em homens das regiões Norte e Nordeste.

As informações são da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), por meio de dados do Ministério da Saúde.

Saiba mais sobre a doença:

Homens e famiiares, fiquem atentos a feridas no pênis que geram coceira, queimação, forte odor e que não cicatriza, mudanças na cor e textura da pele, assim como surgimento de nódulos.

Este tipo de câncer é mais frequente em idosos com mais de 60 anos, mas também pode acontecer em jovens, especialmente em homens fumantes, que façam má higiene da região íntima ou que tenham contato íntimo sem camisinha, por exemplo.

É bom lembrar!

O câncer de pênis tem cura, no entanto pode ser necessária cirurgia para remover os tecidos afetados e, por isso, quanto maior o tumor ou quanto mais tarde for identificado, maior será a necessidade de se retirar um pedaço do pênis.

Dica:

Procure assistência médica o quanto antes, caso tenha algum desses sintomas.

Mais informações no site do Ministério da Saúde

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img