28.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Hospital de Base completa 60 anos de cuidado e dedicação

Para comemorar a data, foi lançado um documentário com a história do hospital referência no DF

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A maior unidade hospitalar do Distrito Federal completa seus 60 anos. O Hospital de Base é o símbolo da saúde pública na capital do país e acompanhou a história da cidade e de tantos pacientes e servidores que por lá passaram. Desde sua construção, a unidade é um orgulho para a população e símbolo de luta dos trabalhadores da Saúde. Para marcar esta data foi lançado um documentário com a história do hospital.

O HBDF foi inaugurado em 12 de setembro de 1960, pelo então presidente da República Juscelino Kubitschek na data de seu aniversário, o hospital nasceu só 5 meses depois da inauguração de Brasília. Acompanhando o estilo arquitetônico da nova capital o prédio também foi projetado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer.

Um gigante
São 54 mil metros quadrados de área construída, com 695 leitos e 33 especialidades, sendo destaques o atendimento de trauma, oncologia e neurocirurgia. São servidas no HB, diariamente, aproximadamente 5 mil refeições. Quase 85 toneladas de enxoval e roupas hospitalares são lavadas diariamente. No total, mais de 4 mil trabalhadores atuam na unidade, entre servidores e colaboradores.

De janeiro de 2019 a julho de 2020, foram realizados aproximadamente 2,1 milhões de procedimentos de alta complexidade, 1,4 milhões de exames e procedimentos diagnósticos, 408 mil consultas e 19 mil cirurgias.

Valorizar e proteger o SUS
Os 12 andares aparentes do Hospital de Base são símbolos históricos de um atendimento digno e respeitoso, seja para grandes personalidades, como o presidente eleito Tancredo Neves, assim como para simples moradores das periferias do DF. São 60 anos de um atendimento igualitário, assim como SUS deve ser: para todos.

Ao longo destes anos, existiram momentos de desprezo e abandono dos governantes com a unidade, e árduas foram as batalhas que o SindSaúde travou para defender o Hospital de Base e seus servidores e usuários. O local foi palco para muitas lutas, lágrimas, mas sobretudo, vitórias.

60 anos

“O Hospital de Base é símbolo de luta e resistência da saúde pública no DF. São 60 anos de uma história de batalhas vencidas em defesa da população e dos servidores que por lá passaram. Assim, a unidade segue sua missão de acolher, atender e tratar a todas e todos”, destaca Agamenon Torres, diretor do SindSaúde-DF.

O SindSaúde deseja ao Hospital de Base um feliz aniversário, agradece por tudo que representa na vida dos brasilienses e se compromete a defendê-lo sempre que for preciso. O Hospital de Base é do povo, dos servidores e do SUS. Parabéns!

ASSISTA O DOCUMENTÁRIO EM HOMENAGEM AOS 60 ANOS DO HOSPITAL DE BASE:

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img