20.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

CPI da Covid-19 escuta nesta terça-feira (1/6) a médica Nise Nise Yamaguchi, pró-cloroquina

O requerimento de convocação foi feito pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE) e atende ao pedido do senador Marcos Rogério (DEM-RO)

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 está acontecendo, nesta terça-feira (1º), com a participação da médica Oncologista e imunologista Nise Yamaguchi, de São Paulo. O seu depoimento como convidada será para esclarecer o “tratamento precoce” da cloroquina contra a Covid-19.

O requerimento de convocação foi feito pelo senado Eduardo Girão (Podemos-CE), ele argumenta que, em depoimento à CPI, o diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, explicou que a pesquisadora defendeu o uso do medicamento e a alteração da bula da cloroquina. O intuito era definir o medicamento como eficaz no combate à doença, Barra Torres afirmou ser contra o procedimento.

Acompanhe aqui ao vivo:

O senador afirma que “Yamaguchi é conhecida por defender a hidroxicloroquina e a cloroquina no tratamento de pacientes infectados com o Sars-Cov-2 (vírus causador da pandemia). E foi convidada pelo presidente Jair Bolsonaro a integrar o comitê de crise ainda na gestão do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta”.

A CPI investiga ainda, a possível existência de uma comissão de consultoria informal ao governo que é favorável a métodos considerados inapropriados e ineficazes ao enfrentamento da Covid-19.

A investigação é pertinente ao tratamento precoce e se esses medicamentos foram priorizados ao invés da vacinação dos brasileiros.

Serão ouvidos também, outros críticos da cloroquina, como a microbiologista e pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP), Natalia Pasternak, e o doutor em virologia Átila Iamarino.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img