30 C
quinta-feira, 1 outubro, 2020

CLDF derruba veto e suspende metas do IGESDF e do ICIPE durante emergência

A Câmara Legislativa do Distrito Federal derrubou, na tarde desta terça-feira (11), em sessão extraordinária remota, o veto total ao projeto de lei nº 1.183/2020, que suspende as metas do Instituto de Gestão Estratégica da Saúde do Distrito Federal (IGESDF) e com o Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (ICIPE) durante a pandemia da Covid-19.

O PL, do deputado Leandro Grass (Rede), foi vetado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e, com a derrubada do veto pela CLDF, segue para promulgação.

O texto aplica aos contratos de gestão celebrados com o IGESDF e com o ICIPE o disposto na legislação federal, em razão da Covid-19.

Veja todas as notícias sobre o combate à Covid-19

Suspensão

Na prática, a proposta suspende o cumprimento de metas pactuadas, a apresentação dos relatórios de acompanhamento e avaliação enquanto durar o período de emergência.

O veto foi derrubado com 14 votos dos distritais. A suspensão independe de celebração de termo aditivo.

Segundo o projeto, as metas quantitativas e qualitativas realizadas pelos Institutos no período serão devidamente apresentadas e justificadas nas prestações de contas mensais tão logo termine o período de suspensão.

De acordo com o autor do projeto, a suspensão se justifica “para que as unidades de saúde geridas por esses institutos possam adotar todas as medidas necessárias ao amplo atendimento da população do DF”.

Fonte: Agência CLDF