19.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

Mais de 100 postos têm estoques cheios para imunizar população contra gripe

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O público-alvo da campanha contra a gripe deste ano é o maior registrado na capital federal. Cerca de 687 mil pessoas devem receber a vacina, 7% a mais do que no ano passado.

Em menos de 15 segundos após entrar na sala de vacinação, o paciente fica imunizado contra gripe. Apesar de ser um processo rápido, em alguns locais, houve filas, e a espera chegou a uma hora. Logo nos primeiros momentos da manhã, centenas de idosos, gestantes, doentes crônicos e mães com crianças de até 5 anos se aglomeraram nos postos de saúde para o primeiro dia da campanha. Professores e profissionais da saúde se vacinaram na semana passada, mas não atingiram a meta. Apenas 9% do grupo esperado se vacinou. Dos 125.115 aguardados, apenas 11.090 compareceram aos postos

Mais de 100 postos de saúde estão abastecidos com 210 mil doses — devem chegar outras cinco remessas do insumo distribuído pelo Ministério da Saúde. Às 7h de ontem, técnicas de enfermagem preparavam os locais de imunização do Centro de Saúde nº 8, na 514 Sul. Lá, idosos e crianças ficaram separados. “Vacinar é importante para o idoso e para a população. Dessa forma, a gente controla a circulação dos vírus”, destaca a pensionista Fátima Maria Ferreira Lopes, 75 anos.

O público-alvo da campanha deste ano é o maior registrado na capital federal. Cerca de 687 mil pessoas devem receber a vacina, 7% a mais do que no ano passado, quando 644 mil se imunizaram. Com o olhar atento, o auditor aposentado Ivarlindo Albuquerque Lopes, 74, acompanhava a situação. “Sempre venho no começo da campanha para evitar filas ou falta de vacina”, explica. Essa é a 15ª vez que ele participa da campanha. O militar reformado Jasiel Pereira da Silva, 71, concorda com o colega de fila: “É melhor vir com calma e evitar problemas”.

Panorama

A maior preocupação das autoridades sanitárias é que a população deixe para o fim da campanha para se vacinar. “A primeira semana sempre atrai muita gente, mas, ao longo da mobilização, a procura cai. Às vezes, nem mesmo no Dia D conseguimos atrair o público esperado”, pondera a coordenadora do Centro de Saúde nº 8, Jussara Coelho. Neste ano, o Dia D, data que concentra os esforços da mobilização, será em 13 de maio, véspera do Dia das Mães. No ano passado, 30% do público se imunizou nesse dia.

Não há risco de desabastecimento, segundo a Secretaria de Saúde. A diretora de Vigilância Epidemiológica, Heloísa da Silva Araújo, diz que o número de pessoas vacinadas é parcial e que deve subir nos próximos dias. “As unidades vão enviar dados, e o panorama será atualizado ao longo da campanha, que vai até 26 de maio. Os pacientes devem se programar para se imunizar e evitar deixar para a última hora”, alerta.

Fonte: Correio Braziliense

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img