Num Movimento unificado, foram realizadas diversas reuniões com vários Sindicatos, entre eles SindSaúde, Sindireta, Sindfis, Sindetran, Comissão dos Servidores do GDF, entre outros. Participaram de reuniões junto ao TCDF, Casa Civil e diversos Deputados Distritais para discutir o retorno do Tele Trabalho. As reuniões foram realizadas com intuito de debater a pauta com todas as esferas de poder do Governo Distrital, na busca de uma solução que contemple o tele trabalho, sem prejuízo ao GDF e à população.
A REVOGAÇÃO do decreto do Tele trabalho
No dia 24 de fevereiro, a então governadora em exercício, Celina Leão (PP), determinou o fim da modalidade, por meio do decreto 44.265, publicado no Diário Oficial do DF (DODF). O ato exigiu a volta de todos os servidores ao trabalho presencial no dia 27 daquele mês. Ou seja, não houve nem tempo suficiente para os servidores públicos do GDF se organizarem para essa volta presencial ao trabalho. De acordo com o artigo 11 do decreto 42.462 — o que foi revogado — previa que o desligamento de um servidor do tele trabalho deve ser comunicado com 30 dias de antecedência.
Vale destacar que o decreto 42.462 regulamentava o tele trabalho em definitivo. O regime de tele trabalho já existia antes da pandemia para algumas áreas do GDF, como as administrativas.
Após todas tratativas decidiu-se por mais um passo visando o retorno ao Tele Trabalho. No dia 05/05 às 10Hs, na CLDF ocorrerá a Audiência Pública. Onde serão apresentados dados estatísticos para demonstrar a eficácia, economicidade e resolução das demandas recebidas.