19.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

PLC 106/2017 é criticado

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O próprio líder de governo na Câmara Legislativa, deputado Rodrigo Delmasso (Podemos), considera a proposta muito duro com os servidores.

O projeto de lei complementar para regulamentar o artigo nº40, da Lei Orgânica GDF, encaminhado pelo governo à Câmara Legislativa está dando o que falar na Casa. A medida prevê que o resultado da avaliação seja utilizado como requisito para conceder ou retirar benefícios e gratificações, para a promoção ou não, nas classificações funcionais. Penalidades mais extremas, como a exoneração, também constam no PL.

“Quando pensamos que o estoque de vilanias do governador se esgotou, ele mostra a sua face mais sádica, enviando esse projeto para votação na CLDF”, salientou Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.

Até mesmo Rodrigo Delmasso (Podemos), líder do governo na CLDF e relator do PLC na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), achou o projeto muito severo. Por isso, fará uma audiência pública para debater o texto, principalmente com os sindicatos.

O presidente do SindMédico, Gutemberg Fialho, também considerou o projeto de lei abusivo. “O governador elegeu os servidores públicos como seus inimigos. Não vamos abaixar a cabeça para seus desmandos”, afirmou.

Proposta
Segundo o governo, o PLC 106/17 regulamenta a legislação, sugerindo que 30% da nota seja definida pela autoavaliação do trabalhador. Outros 35% seriam definidos por uma comissão composta por até cinco colegas concursados. O chefe da área teria a atribuição de definir a avaliação dos 35% restantes.

A nota mínima para chancelar a aptidão do trabalhador no Serviço Público seria de 60% dos pontos disponíveis. A perda do cargo público ocorreria caso o servidor obtivesse duas avaliação negativas consecutivas ou três classificações de inaptidão intercaladas em cinco exames consecutivos.

O PLC desembarcou na Câmara em caráter de urgência, mas devido à pressão dos servidores e a um pedido do deputado Wasny de Roure (PT), o GDF recuou. Para o distrital, servidores comissionados também deveriam ser submetidos ao processo de avaliação. Além disso, a população, os principais usuários dos serviços públicos, também deveriam ser ouvidos.

 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img