sexta-feira, 19 abril, 2024

Secretário tenta acabar com Assembleia dos servidores

GAB e GMOV são direitos dos trabalhadores da ADMC. Caso governo corte os benefícios, servidores vão parar

Em assembleia realizada na manhã de hoje (8/6), na ADMC, o SindSaúde discutiu com a categoria a retirada das Gratificações de Movimentação (GMOV) e de Atenções Básicas (GAB). Além de outros pontos importantes, como o sucateamento da rede pública de saúde e o caos instalado em diversos hospitais da rede.

“Estamos com a nossa vida incerta. Hoje, os servidores estão brigando por direitos já adquiridos que o governo quer tirar. O secretário de saúde precisa se reunir com a categoria e garantir que as gratificações não sejam alteradas por ninguém”, avaliou Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.

De acordo com a sindicalista, as imagens do interior do pronto-socorro do Hospital Regional de Taguatinga (HRT) são comuns em todos os hospitais da rede. Tendo em vista que o governo Rollemberg tem desmontado a Atenção Básica da Saúde nos últimos anos.

O dado que comprova isso é a transferência de cerca de 600 servidores de dentro dos centros de saúde para colocar as regionais. “A posse desses 700 servidores, em meio à crise do HRT, veio muito a combinar. Não passa de jogo de cena desse governo para tentar passar a imagem de salvador da pátria”, acusou Marli Rodrigues.

Segundo a presidente do SindSaúde, o orçamento destinado à saúde é muito grande. Porém, o paciente que fica na ponta do sistema não recebe nem metade do que deveria ser destinado. Os servidores da saúde são verdadeiros “heróis” para conseguir trabalhar com tanto desrespeito e sucateamento.

“O governo só quer que a gente receba os vencimentos. Será que vamos ter que travar os pagamentos de contratos, dos empresários para receber nossos salários? Se for pra escolher, quem tem que receber somos nós, servidores públicos concursados. Essa lei da GAB e GMOV tem que ser modificada. Esse pedido de revisão é coisa de palhaço. Eles precisam resolver isso de maneira definitiva”, destacou a dirigente sindical.

SOLUÇÃO

Para resolver a situação dos servidores é necessário que a SES-DF mexa na lei, assim como fizeram com o organograma. Além da questão do sucateamento, no Hospital Regional de Santa Maria, o serviço de lavanderia está parado há mais de oito dias e o fornecimento de gás foi suspenso, devido à falta de pagamento do GDF a empresa. As luzes intermitentes não estão funcionando e muitos corredores estão no escuro.

COAÇÃO

No meio da assembleia, a mando do secretário de Saúde, Humberto Fonseca, uma assessora do gabinete quis interromper o ato da categoria.

Chegaram a chamar os vigilantes na tentativa de coagir os trabalhadores, por mando do secretário de saúde. Assembleia de trabalhadores está prevista na Constituição Federal e é um direito de qualquer categoria. Por causa da situação, Marli Rodrigues mandou um recado ao secretário.

“Secretário, fazendo coação contra os trabalhadores, que absurdo. Não sairemos daqui nem com o BOPE. Pegue seus puxa-sacos e saia você daqui, porque se estamos sonhando com uma coisa é com o fim deste governo”, retrucou.

Ao final da Assembleia, um grupo de trabalho foi definido para debater as questões com o governo e agendar uma audiência com o secretário de saúde, Humberto Fonseca.