19.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

APOSENTADORIA TRAVADA

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Mudanças nos processos da SES atrasam aposentadorias

O SindSaúde vem recebendo toda semana dezenas de reclamações na demora dos processos de aposentadoria. Algumas depois de quase um ano retornam ao ponto inicial por diversos motivos, mas o principal é a falta de preparo dos responsáveis por dar andamento.

Antes da descentralização os processos de aposentadoria eram encaminhados diretamente para a Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep).

Aposentados são proibidos de entrar na ADMC e fazem panelaço na porta da SESAtualmente, todos os processos que estavam lá foram encaminhados para as superintendências regionais, mas os servidores designados, apesar de terem passado por um curso de capacitação, não se sentem aptos a desenvolverem esse trabalho. Só por isso, os processos estão parados nas superintendências.

Segundo a Secretaria de Saúde, uma média de 250 processos está na Gerência de Aposentadorias e Pensões (GAPE) e que levam, em média, cinco meses para a publicação do ato no Diário Oficial do DF (DODF). Na prática, não é o que ocorre.

As mudanças estão acontecendo de forma atropelada. A Gerência de Análise de Processo teve que mudar de sala, sem planejamento.
“Do momento da portaria publicada, em 22 de fevereiro deste ano, a gerência de pessoas deveria ter sido preparada para receber os trabalhos, mas como tudo nesse governo, não houve planejamento. Apenas uma reunião foi feita após a publicação”, destacou Marli Rodrigues, presidente do SindSaude.

Má fé
Servidores inativos exigem pagamento de suas pecúniasOs problemas vão além da desorganização. Uma servidora aposentou-se em 2016, e tem 18 meses de licenças-prêmio para receber.
Isso seria motivo de comemoração se não fosse a má-fé que a Secretaria de Saúde usou ao entregar o formulário do abono de permanência preenchido pelo sistema.

“As perguntas que eu teria que marcar X ou deixar em branco já estavam preenchidas, como no item em que falaria da averbação de nove meses da minha licença. Isso não era preciso, por que, eu tinha tempo suficiente. Então perdi metade da minha pecúnia que eu guardava pra receber quando aposentasse”, explicou ela.

Pagamentos atrasados
Há dois anos o governo de Rodrigo Rollemberg vem travando lutas com os aposentados. Eles querem o pagamento de suas pecúnias, que deveriam ter sido depositadas em 60 dias, e ele afirma que não há dinheiro para cumprir a lei.

Em 2016, o SindSaúde junto com a Comissão de Aposentados brigaram para que esse dinheiro, que foi guardado muitas vezes à força, fosse depositado a quem de direito. E esse ano não vai ser diferente.

Os 802 servidores da saúde que se tornaram inativos em 2016 participaram de um panelaço em frente a Secretaria de Saúde na última sexta-feira (7), e conseguiram com o apoio da deputada Celina Leão a lista com os nomes de quem deve receber o benefício

Click aqui e confira o seu nome na listagem:

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img