26.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Sob pressão

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Trabalhadores com restrições médicas denunciam que estão sendo relocados sem anuência do Sindicato, chefias e Conselho de Saúde do DF

Mais de 70% dos casos dos servidores da Saúde que possuem restrição médica são relacionados a quadros de ansiedade, depressão e locomoção. É o que afirma as pesquisas da Secretaria de Saúde e Instituto Dados.  

Mas não é essa a preocupação que o governo tem demonstrado diante das doenças causadas pelas péssimas condições de trabalho, geradas pelo sucateamento na rede pública de saúde.

Todos os dias, profissionais estão sendo transferidos à revelia dos seus postos de trabalho. Em alguns casos nem mesmo a chefia tem ciência, e em outras coordenações tem feito pressões e ameaças à servidores que não aderirem a nova gestão do GDF.

“Economizar às custas do trabalhador. Não vamos permitir que os direitos e garantias já conquistados sejam destruídos. Essa é uma decisão do Conselho. Essas novas políticas têm que ser discutidas com a categoria, por que, nós que temos o dever de fazer. Nenhum trabalhador será movimentado para a Atenção Primária. Vamos antes discutir essa movimentação um a um”, declarou Helvécio Ferreira, presidente do Conselho de Saúde do DF.

SindSaúde, servidores e Conselho se reuniram nessa última terça-feira (04), para determinar diretrizes contra as portarias 77,78 e 141, além da criação do Instituto Hospital de Base.

“O sindicato acionou a Justiça para que possamos suspender as portarias. Não fazemos mais acordo com o governo. Por que para os sindicatos e imprensa o GDF anuncia uma proposta, mas todos os dias são denúncias e mais denúncias. Eles desrespeitam o trabalhador, que há anos está carregando a Saúde nas costas e comprovam ser incapazes de administrar a rede”, denuncia Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.  

O Conselho garantiu que vai deliberar o controle da política e a fiscalização. E solicitou ainda aos servidores que negasse as determinações de transferência para outros setores. “Não é para atender esses pedidos de relocação. Não é para assinar, por que, se um assina afeta a união do coletivo e tira a argumentação do Conselho. Nós, vamos agir com o poder que esse conselho tem”, garantiu Helvécio Ferreira.

A proposta ajustada entre Conselho, SindSaúde e servidores foi: a criação da lista nominal de todos os trabalhadores que tenham restrição médica para que todas as ações que forem remetentes a esses servidores sejam acompanhadas.

Além disso, uma reunião foi agendada para dia dezenove de abril. Serão convocadas para a discussão a Secretaria de Saúde, Tribunal de Contas, Entidades de Classes, Conselho e trabalhadores.

“Não permitiremos nenhuma irregularidade e nenhuma ação intempestiva com relação a essa implantação da atenção primária. O servidor é o agente operacional do Estado. Sem eles não tem saúde”, finalizou o presidente do Conselho. 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img