Essa é uma história de superação. Dona Osmarina Duarte de Sousa, no auge dos seus 83 anos, conquistou o diploma de Técnica em Enfermagem.
O desejo era antigo, muito antigo. Devido as condições financeiras na infância no Piauí, dona Osmarina trabalhou a vida inteira como doméstica. Resolveu não ter filhos com receio de que lhes faltasse o alimento. A única certeza que tinha era o sonho de estudar.
Nunca se é tarde!
Primeiro, a idosa fez vários cursos profissionalizantes, de curta duração e, agora, finalmente, conseguiu concluir o ensino médio juntamente com o curso Técnico em Enfermagem.
“É um sonho realizado, estou muito feliz!”.
A octogenária terminou o curso no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, em Teresina (PI).
Ao lado de mais 21 colegas, ela comemorou a sua formatura e mostrou que não existe idade quando se tem força de vontade!
Agora, com o diploma em mãos, ela não quer parar. Dona Osmarina contou que quer ajudar as pessoas doentes com conhecimento e técnica. E comemorou a conquista:
“Havia noites em que ficava muito cansada, só pensando em chegar em casa, quis até desistir, mas o professor pedia para ficar, para incentivar os mais jovens e hoje eu venci”, disse emocionada.
E ela não pensa em parar de estudar!
Dona Osmarina agora tem outras metas.
A próxima é fazer um curso de computação. Segundo ela, durante o período que estudou para Técnico em Enfermagem percebeu o quanto a informática é necessária e que a atualização é importante.
“Tive muita ajuda de meus colegas de sala de aula para usar o computador para estudar, agradeço muito a eles, aos professores, a coordenadora e a diretora da escola que me apoiaram muito e incentivaram para que eu concluísse meu curso, apesar das dificuldades”.
Voe, dona Osmarina!
O mundo precisa de mais pessoas assim como a senhora, que acreditam que os sonhos não têm idade. Basta acreditar!
Informações para o texto: seduc