29.5 C
Brasília
sexta-feira, 14 março, 2025

Horário de atendimento ao público
Segunda à Quinta das 08h00 às 17h00

Aposentadoria especial para servidores que trabalham em ambiente insalubre

Jurídico do SindSaúde esclarece que esta garantia legal estabilizou-se no tempo e deve ser sustentada e analisada perante todas e quaisquer autoridades

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Como amplamente divulgado, o SindSaúde obteve êxito no Mandado de Injunção n. 5202/DF, impetrado perante o Supremo Tribunal Federal, ainda no ano de 2012, com decisão do ministro Celso de Mello, foi garantido o direito de toda a categoria abrangida pelas finalidades institucionais da entidade sindical, ou seja, trabalhadores da saúde, em sua base territorial, a ter seus pedidos de aposentadoria analisados com a observância do art. 57 da Lei 8.213/1991:

“Art. 57. A aposentadoria especial será devida, uma vez cumprida a carência exigida nesta Lei, ao segurado que tiver trabalhado sujeito a condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física, durante 15 (quinze), 20 (vinte) ou 25 (vinte e cinco) anos, conforme dispuser a lei.”

Esta decisão assegurou à categoria a aplicação da aposentadoria integral àqueles que laboraram ininterruptamente por 25 (vinte e cinco) anos em atividades consideradas insalubres – como é o caso dos servidores da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

“O êxito do nosso pleito perante a mais alta corte do país é a melhor garantia de efetividade que nossos representados podiam ter, é importante sempre reiterar esse assunto para deixar claro que a garantia perdura no tempo”, destaca o advogado do SindSaúde, Dr. Leonardo Chagas.

O Departamento Jurídico esclarece que esta garantia legal transitou em julgado e estabilizou-se no tempo, devendo ser sustentada perante todas e quaisquer autoridades para efeito de analise de pedidos de aposentadoria especial.

Atendimento durante pandemia

O Jurídico SindSaúde-DF continua os atendimentos a servidores sindicalizados por videochamada. A medida foi disponibilizada para abertura de novos processos e para situações.

As solicitações devem ser feitas pelo servidor via WhatsApp Jurídico e as novas demandas ou casos emergenciais serão avaliados pela coordenação e, caso necessário, será agendado o atendimento por vídeo, de acordo com calendário da equipe de advogados.

A consulta a processos em andamento e outras dúvidas continuam a ser recebidas e avaliadas por mensagem no número: 61 999182715 – WhatsApp do Jurídico.

Clique aqui para saber mais sobre o Jurídico do SindSaúde

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

SindSaúde discute com senadora Damares Alves melhores condições de trabalho para servidores da saúde

Nesta quinta-feira (13), a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues e o diretor Marcos Rogério participaram de uma reunião com...

Nota Oficial: Ses Garante que nenhum servidor será prejudicado pelo Não pagamento do adicional noturno

O SindSaúde recebeu denúncias sobre a falta de pagamento do adicional noturno neste mês e cobrou explicações da Secretaria...

GDF anuncia ponto facultativo no carnaval: servidores da saúde terão 2 dias e meio de folga

O Governo do Distrito Federal (GDF) publicou, no dia 24 de fevereiro, o decreto que estabelece os feriados e...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img