28.5 C
Brasília
quinta-feira, 29 setembro, 2022

Saiba como identificar uma FAKE NEWS

O SindSaúde separou algumas dicas para distinguir uma notícia falsa de uma verdadeira

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Na atualidade, muitas notícias são espalhadas pela internet, tornando difícil saber o que é verdadeiro do que é falso. Por esse motivo, a maioria da população apenas compartilha sem checar veracidade da informação. Os riscos são imensos para sociedade, política e até para a segurança das pessoas. Mas como saber se uma notícia é falsa?

  • Um dos primeiros passos é não ler somente o título de uma notícia, leia sempre do início ao fim, assim você saberá se aquele título confirma o conteúdo ou se foi feito apenas para chamar a atenção.
  • Textos alarmantes demais são outra forma de chamar atenção, pois despertam a sua curiosidade, mas o seu intuito é apenas conseguir cliques.
  • Desconfie de textos que possuem informações vagas, sem identificação dos envolvidos ou local do fato. Notícias verdadeiras respondem as perguntas mais relevantes para o leitor.
  • Confira sempre a data que aquela notícia foi publicada, quando algum assunto relevante volta a ser comentado, notícias antigas voltam a circular nas redes sociais.
  • Tome cuidado com vídeos, fotos e áudios: esse tipo de arquivo pode ser facilmente editado e tirados de contexto, desconfie de cenas que não estão no nosso cotidiano, procure fontes confiáveis e vídeos originais. Uma maneira fácil de descobrir se aquela foto é verdadeira é clicando com o botão direito do mouse e pesquisar por mais imagens, isso mostra quantas vezes aquela imagem foi reproduzida na internet.
  • Confira se aquela publicação foi postada em um veículo de imprensa profissional, se a informação já foi repercutida em uma reportagem, ela tem mais chances de ser verdadeira.
  • Consulte e cheque sempre as fontes, na maioria das vezes, órgãos públicos e privados divulgam os dados em seus sites, o que pode facilitar sua pesquisa.

Por fim, verifique as informações antes de compartilhá-las, assim você estará evitando a disseminação de fake news.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Servidores recebem mais de R$ 10 milhões em pecúnias nesta quinta (29)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal efetuará o pagamento de R$10.162.979,03 (dez milhões, cento e sessenta e dois...

Campanha nacional contra a Poliomielite termina nesta sexta-feira (30)

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação termina nesta sexta (30). A campanha tem como objetivo...

Saúde recebe 14.520 doses de Coronavac nesta terça-feira (27)

A Latam, companhia aérea que realiza o transporte gratuito de vacinas contra Covid-19 pelo Brasil, tem voo previsto para...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img