28.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Fim do Teletrabalho gera confusão e dor de cabeça para servidores do GDF

Reportagem publicada no Metrópoles expõe o caos gerado após o encerramento do teletrabalho impostos pelo GDF

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

As consequências do fim do teletrabalho estão começando a aparecer. Ontem (2/3), o problema se deu no Sistema Eletrônico de Informação, que não suportou a demanda de acessos, prejudicando o trabalho de vários setores e pastas do governo.

Para a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, o SEI ainda pode ser resolvido investindo na tecnologia do sistema eletrônico, aumentando a capacidade de acessos, mas e as vidas humanas?

É preciso avaliar que vários setores, como os administrativos, nem todos os servidores precisam estar presente diariamente. É preciso fazer um estudo das áreas, investir na qualidade de trabalho do servidor. Não há espaço físico e computadores para todos regressarem, principalmente ao mesmo tempo, pondera Marli rodrigues.

Veja abaixo reportagem publicada no jornal Metrópoles hoje sobre o assunto (3/3).

Jornalista: Isadora Teixeira

Fim do teletrabalho congestiona e causa lentidão no SEI do GDF

Com o encerramento do home office e a obrigatoriedade dos servidores voltarem ao GDF, sistema eletrônico registrou pico de acessos

O fim do teletrabalho, com consequente retorno do serviço 100% presencial no Governo do Distrito Federal, gerou congestionamento e lentidão no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) do Governo do Distrito Federal.

Todos os processos do GDF passam pelo SEI. É por meio desse sistema que os servidores elaboram e assinam documentos, além de organizar processos internos. Até mesmo os dados sigilosos são mantidos no SEI, onde é possível restringir acesso por servidor ou órgão.

Todos os servidores do GDF tiveram de retornar ao trabalho presencial na última segunda-feira (27/2), após quase dois anos de home office decretado no período mais críticos da pandemia de Covid-19.

A Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic), da Secretaria de Planejamento Orçamento e Administração (Seplad), disse que constatou “aumento considerável no número de acessos simultâneos no SEI desde a segunda-feira”.

Antes do Carnaval, no dia 15 de fevereiro, o pico foi de 8.570 acessos simultâneos. Após o fim do home office, subiu para 9.306, o número de servidores on-line no SEI ao mesmo tempo para 9.306, na segunda-feira, e 9.342, na terça-feira (28/2).

“Há indícios de que esse aumento nos acessos simultâneos tenha acarretado certa lentidão/instabilidade no SEI. Por isto, as equipes da Sutic trabalham para corrigir esse problema nos próximos dias”, afirmou.

Confira como foram os picos de acessos simultâneos no SEI do GDF nos últimos dias:

  • 15/02: 8.570
  • 16/02: 8.475
  • 17/02: 7.319
  • 22/02: 6.206
  • 23/02: 8.999
  • 24/02: 7.723
  • 27/02: 9.306
  • 28/02: 9.342

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img