27.5 C
Brasília

Horário de atendimento ao público
Segunda à Quinta das 08h00 às 17h00

Aposentados por invalidez do GDF deverão passar por nova avaliação médica a cada 3 anos

Saiba Mais

Servidores públicos do Distrito Federal aposentados por invalidez terão que passar por uma nova avaliação médica a cada três anos. A medida, determinada por decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB), foi publicada no Diário Oficial do DF e tem como objetivo garantir a continuidade do pagamento do benefício.

A regra vale para quem tem menos de 60 anos e recebeu a aposentadoria por invalidez há menos de cinco anos. A reavaliação será feita por uma junta médica oficial do GDF, que poderá, dependendo do caso, definir prazos diferentes para o retorno da perícia ou até isentar o servidor da reavaliação periódica.

Vale destacar que servidores com doenças graves e incapacitantes estão dispensados desse processo.
Segundo o governo, a intenção é assegurar que os benefícios continuem sendo pagos de forma justa e transparente. No entanto, o servidor aposentado poderá ser chamado para nova perícia a qualquer momento, sempre com o direito à ampla defesa e à apresentação de laudos e documentos médicos.

O decreto garante que o beneficiário será informado com pelo menos 90 dias de antecedência sobre a data, horário e local da reavaliação. Após a perícia, a junta médica emitirá um laudo que dirá se o servidor ainda está incapaz para o trabalho no cargo que ocupava. Caso o benefício seja suspenso, o aposentado poderá entrar com recurso.

O SindSaúde acompanhará de perto os impactos dessa medida e reforça o compromisso com a defesa dos direitos dos servidores, especialmente daqueles que enfrentam situações de saúde delicadas.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Servidores do DF enfrentam crise financeira com dívidas no BRB e reajustes no GDF Saúde

A situação financeira dos servidores públicos do Distrito Federal chegou a um ponto crítico. Entre o endividamento crescente junto...

Sem estabilidade, cresce o risco de perseguição e corrupção no serviço público

Continuando a série de notícias sobre a Reforma Administrativa, o SindSaúde apresenta a segunda matéria para tratar de um...

GDF estabelece ponto facultativo no dia 21 de novembro; serviços essenciais serão mantidos

O SindSaúde-DF informa que, conforme o Decreto nº 47.877, de 3 de novembro de 2025, o Governo do Distrito...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img