19.2 C
Brasília
sexta-feira, 29 março, 2024

ABSURDO! Secretaria promove política de enganação ao paciente, não vamos aceitar!

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

O memorando da vergonha…

Um memorando entregue no final de agosto pela gerência de Odontologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal para técnicos de saúde bucal e odontólogos afirma que “em hipótese nenhuma respalda seus cirurgiões dentistas ou técnicos de higiene dental a deixar de atender os pacientes por falta de material algum”. Isso já não é novidade nenhuma para servidores ou população, já que o improviso é uma imposição do Estado. Mas o que deixou servidores estarrecidos é a esquiva do gerente de odontologia da SES, Paulo Sérgio dos Santos Queiroga em não respaldar os profissionais quando não puderem atender por falta de capotes, luvas, máscaras e por ai vai. Ora, como dentistas poderão fazer curativos na boca de um paciente sem luvas? Como poderão ser feitas cirurgias sem equipamentos devidamente esterelizados? Isso está nos cheirando a maus caminhos, o pior sem volta…

Até onde vai a falta de governo de Humberto Lucena? Aliás ele já está exercendo seu cargo? Ou ele é Secretário de Saúde apenas para acompanhar julgamentos no TCU e rever velhos amigos? E o senhor governador, ainda vai jogar a culpa nos chefes do Executivo de mandatos anteriores? Onde o senhor está investindo toda a arrecadação do GDF? Quando o senhor vai sair dos maus caminhos?

O SindSaúde esclarece que para o atendimento é necessário seguir um protocolo. O paciente deve ser atendido por material esterelizado, de qualidade e individual para não haver contaminações. Todos os profissionais que se formam fazem um juramento para proteger a integridade do paciente e não para enganá-lo e assim aumentar as estatísticas. Além disso, a Constituição Federal em seu artigo 196, diz que “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”

“Gostaria de lembrar ao senhor secretário que a pior cobertura de saúde bucal do Brasil está em Brasília, não é só por falta de profissionais e sim por falta de gerenciamento. Esse memorando é uma agressão à vida do paciente e à formação dos profissionais. Isso deve ser denunciado. O Secretário é cúmplice desses atos, já que o que quer é estatística e não proteção aos pacientes. Os profissionais não vão arriscar a vida da população para entregar números enormes. Faço um convite ao autor do memorando, ao Secretário e Governador, tenham coragem de levar o filho de vocês ou a genitora para um atendimento dessa natureza. Um pouco de bom senso e de vergonha talvez possa suprir a falta de caráter e compromisso com a coisa pública. o DF não merece vocês!”

#partiugreve

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img