28.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Enfim, a chegada da vitória!

Quem estuda para concurso público sabe a maratona que irá percorrer. E, após a aprovação no trâmite, outra maratona começa, - a da nomeação. Haja coração!

Saiba Mais

O SindSaúde, na luta por mais vagas e concursos públicos que abranjam outras áreas profissionais, como advogados, economistas e educadores físicos, sabe bem da angústia de cada concurseiro nessa busca pela estabilidade profissional.

Mas, para quem está nessa estrada, o ano de 2023 será lembrado como o “ano das nomeações” na área da Saúde do DF, além da previsão de novos concursos que irão ofertar milhares de vagas.

No dia 6 de fevereiro, a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues acompanhou de perto a maior nomeação de servidores da Secretaria de Saúde do DF dos último dez anos. Uma conquista para o sindicato que sempre lutou por mais concursos e, consequentemente, nomeações.

Na ocasião, a governadora em exercício, Celina Leão, nomeou 1.236 candidatos aprovados nos concursos de 2018 e 2022 da SES, sendo 437 médicos, 454 especialistas, 220 enfermeiros e 125 dentistas.

 O concurso de 2018 tem uma vitória especial para o SindSaúde. Isso porque foi por meio da luta, à frente da presidente Marli Rodrigues, que o sindicato conseguiu mostrar à Secretaria de Saúde do DF a necessidade de incluir no quadro de servidores outras profissões que não faziam parte até então, mas que necessitavam da especialidade para dar mais autonomia e agilidade como, administradores, contadores e economistas.

No total, o concurso de 2018 deu posse a 454 especialistas, sendo: 83 Administradores, 70 Analistas de Tecnologia da Informação, 73 Contadores, 2 Economistas, 40 Técnicos em Comunicação Social e 186 Farmacêuticos. Nesse último, o cadastro foi zerado, sendo que já há previsão de novo concurso para Farmacêutico devido a demanda pela especialidade. Atualmente, o déficit chega a 655 profissionais na SES.

Já o concurso de 2022, foram 782 novos empossados. Sendo: 437 Médicos, 220 Enfermeiros e 125 Dentistas. Aqui é bom destacar: dos 437 médicos, 71 irão trabalhar como médicos da Família, priorizando a Atenção Primária. 

Um número que chama a atenção pela falta de profissionais na rede pública é o de cirurgiões dentistas. De acordo com a Secretaria de Saúde do DF, esse número chega a 715 profissionais da saúde bucal. Uma demanda que precisa ser resolvida o quanto antes, por meio de mais concurso público para a área.

SINDSAÚDE

Dentre todas essas perspectivas de modernização das carreiras e de novas oportunidades na saúde pública do DF, a atuação da presidente do SindSaúde garantiu a entrada de um novo profissional no atendimento à população, o Educador Físico. A lei para o cargo na saúde do DF já foi publicada e o concurso autorizado para 2023, com previsão de vagas imediatas e cadastro reserva.

“Não tem como pensar em saúde, seja ela preventiva ou imediata, sem pensar no Educador Físico. Como que um paciente, que sofre de diabetes ou hipertensão, por exemplo, sairá da unidade de saúde com a recomendação médica de fazer atividade física regular como tratamento, se ele mal consegue pagar as contas de casa? A minha luta começa em ter um profissional da educação física em cada Unidade Básica de Saúde (UBS), manhã, tarde e noite. Um local com aparelhos de academia, um local com horário marcado para cada usuário do SUS que necessite desse atendimento”, afirma Marli Rodrigues.

“Além da oportunidade de emprego para centenas de profissionais da educação física, o Atendimento Primário nas unidades de saúde ganhará um reforço que será contabilizado positivamente no futuro da saúde dos usuários e, claro, nos cofres públicos, já que irá funcionar também como tratamento preventivo”, conclui a presidente do SindSaúde.

Concurseiros da saúde, hora de arregaçar as mangas!

Veja abaixo concursos em andamento.

– Técnicos de Enfermagem – Após quase dez anos sem concurso público para Técnicos de Enfermagem na SES, finalmente ele irá sair. A banca será a Funatec. As vagas incluem 200 imediatas e mais de mil para o cadastro reserva. Uma observação importante: atualmente, o déficit de enfermeiros com carga horária de 20 horas chega a 1.955 (portal da Secretaria de Saúde). Como o próximo concurso prevê bem menos vagas do que o atual déficit de profissionais, a expectativa da própria pasta é realizar outro concurso público o quanto antes.

GAPS – Esse será o primeiro concurso com a nova nomenclatura. A Lei n 6903/2021 desmembrou a carreira Assistência Pública à Saúde do DF, que passou a denominar-se carreira Especialista em Saúde Pública do DF e carreira Gestão e Assistência Pública à Saúde.

Resumindo: o que antes era definido como “técnico”, agora passa a ser: “Analista”, “Assistentes” e “Técnico”, dependendo da função.

Já os integrantes do cargo de Auxiliar em Saúde, tornaram-se Técnico em Gestão e Assistência Pública à Saúde.

No intuito de valorizar ainda mais as carreiras, Marli Rodrigues defende projeto que inclui a equiparação salarial de analistas com as de outras pastas.

“A valorização do profissional, independente da pasta em que ele atue, começa com a equiparação salarial. Se um mesmo cargo ganha X e o de outra pasta ganha 4X, não há profissional que não se sinta desvalorizado, prejudicado. Isso tem que acabar. Minha luta, dentre tantas outras dentro do sindicato, é para que isso não ocorra. Acredito que logo teremos boas notícias quanto a essa tão sonhada equiparação salarial”, afirma Marli Rodrigues.

VAGAS:

O novo concurso SES DF (banca Consulpam) ofertará, ao todo, 4.002 oportunidades para os seguintes cargos das carreiras de gestão:

  • Analista em Gestão e Assistência Pública à Saúde: 300 vagas imediatas + 1.952 oportunidades de cadastro reserva; e
  • Técnico em Gestão e Assistência Pública à Saúde: 50 vagas imediatas + 1.700 oportunidades de cadastro reserva.

– Auditor Fiscal da Vigilância Sanitária – O último concurso VISA – DF ocorreu há mais de 20 anos. Agora, o trâmite abriu com 74 vagas imediatas e 156 de cadastro reserva. O edital prevê reserva de 20% das vagas para candidatos PcD, 20% para pessoas negras e 10% para candidatos hipossuficientes.

De acordo com o novo edital para o Concurso VISA DF, a remuneração inicial para o cargo de Auditor de Atividades Urbanas com especialização em Vigilância Sanitária é de R$ 9.361,95. 

A prova será realizada no dia 26 de fevereiro deste ano.

– AVAS e ACS – Outra boa novidade chega para os Agentes de Vigilância Ambiental e Agentes Comunitários. Será realizado o primeiro concurso efetivo para as carreiras. No total, serão 1.019 vagas para as carreiras.

Agente de Vigilância Ambiental (AVAS): 17 vagas imediatas // 400 vagas de cadastro reserva;

Agente Comunitário de Saúde (ACS): 102 vagas imediatas // 500 vagas de cadastro reserva.

A banca organizadora é a Funatec e as inscrições estão abertas.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img