18.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

PEC Emergencial aprovada em primeiro turno é ruim para os servidores

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/2019 foi aprovada na madrugada desta quinta (11), na Câmara dos Deputados. Caso o resultado se repita em segundo turno, governos federal, estaduais e municipais poderão utilizar os chamados “gatilhos” para a contenção de gastos destinados às despesas com pessoal.

Eles poderão ser acionados em casos de calamidade pública, de gastos obrigatórios iguais ou superiores a 95% da receita corrente (por poder ou órgão) ou se relação entre despesas correntes e receitas correntes superar 85% no âmbito dos estados, Distrito Federal e municípios.

A expectativa para o próximo turno é de que ainda possa ser retirado do texto a proibição de promoção funcional ou progressão de carreira de qualquer servidor ou empregado público enquanto vigentes tais gatilhos. A votação deve ocorrer ainda nesta quinta (11).

Para o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público (Servir Brasil), deputado federal Professor Israel Batista (PV/DF), o servidor público voltou a ser penalizado.

“Seguimos firmes e enfrentando os ataques ao serviço público. Apesar da nossa luta, não foi possível barrar a PEC 186 e aprovar apenas o auxílio emergencial. Mas conseguimos algumas vitórias, como impedir a redução salarial dos servidores em 25%. Ainda vamos brigar pela retirada da proibição da promoção funcional e da progressão de carreira, além do fim de reajuste de remuneração em caso de calamidade pública”, afirmou o presidente da Servir Brasil.

Mas por enquanto, essa restrição, o congelamento de salário e a vedação a concursos públicos, entre outras questões, continuam valendo para os casos de acionamento dos gatilhos e em caso de calamidade pública nacional.

Dos destaques que poderiam modificar a proposta aprovada no Senado, apenas o que impede a desvinculação de recursos dos fundos públicos foi aprovado, sendo retirada da PEC a alteração ao inciso IV do artigo 167.

Auxílio Emergencial

A terceira fase do pagamento do auxílio emergencial está garantida. Caso aprovada em segundo turno, o governo federal poderá utilizar R$ 44 bilhões com os brasileiros mais prejudicados pela pandemia da Covid-19, sem ultrapassar os limites estabelecidos pelo teto de gastos.

Embora não fosse necessário para realizar o gasto com o auxílio emergencial durante o ano de 2021, o governo federal exigiu compensações orçamentárias com medidas de controles de despesas com pessoal, novas regras fiscais e redução de incentivos tributários.

Leia mais no Portal Servir Brasil

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img