19.5 C
Brasília
terça-feira, 16 abril, 2024

Relatório aponta calamidade na Saúde do DF

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Documento de 212 páginas demonstra a situação de abandono na rede pública da capital

A equipe do governador Ibaneis entregou à imprensa um relatório com diversas falhas nos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal. O SindSaúde já havia denunciado vários dos apontamentos do documento. São 212 páginas com texto e imagens das unidades de saúde, com problemas variados, que vão desde sucateamento nas instalações até falta de profissionais e insumos.

Todo o material foi produzido já em 2019 e finalizado em 3 de janeiro. O relatório expressa a situação de caos da rede pública e a precariedade dos espaços. Ficaram escancaradas as péssimas condições de trabalho dos servidores da Saúde do DF.

Basicamente, a maioria das unidades apresentam problemas que comprometem o tratamento dos doentes e dificulta o trabalho dos profissionais. Os problemas mais elencados foram: a superlotação das enfermarias, o longo tempo de espera nas emergências, a falta de insumos, macas quebradas, equipamentos sem manutenção ou defasados.

O documento não propõe soluções, porém é a oportunidade para o real conhecimento do cenário em que se encontra a pasta. A partir desse momento, a nova equipe da SES pode propor medidas, que poderã facilitar o acesso da população e o diálogo com a categoria. Após a distribuição do relatório, o governador Ibaneis assinou o decreto que estabelece o estado de emergência na Saúde.

“Este documento só escancara o que a gente já havia denunciado nos últimos anos. A Saúde está abandonada, os servidores estão atuando mais por amor do que por condições de trabalho. Está na hora de usar este material para alavancar mudanças imediatas. Tudo isso é o resultado da tragédia do governo anterior.” Afirma a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues.

Leia o relatório na íntegra: http://www.sindsaude.org.br/noticias/images/sit_upa_hosp_ascom_df.pdf 

 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...

Garanta seus direitos com o SindSaúde

Nossa equipe jurídica eficiente está ao seu lado. Servidor recupera quase 9 mil reais. O setor jurídico do SindSaúde tem...

Alerta sobre golpes direcionados a servidores

O SindSaúde reitera o alerta sobre golpes direcionados a servidores, nos quais criminosos solicitam transferências bancárias ou pagamentos por...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img