28.5 C
Brasília
quinta-feira, 25 abril, 2024

Pacientes renais de Samambaia sem atendimento enquanto GDF tem dinheiro em caixa

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Sem receber um tostão do GDF há três meses, IDR de Samambaia suspendeu atendimento; Ministério da Saúde fez repasse, mas gestão local não destinou.

Em documento destinado ao Secretário de Saúde, Humberto Fonseca, no início do mês, a administração do Instituto de Doenças Renais (IDR) de Samambaia relata a inviabilidade de manter o atendimento à população por falta de recursos. De acordo com o relato, a instituição não recebe repasse desde fevereiro.

A unidade atende 220 pacientes que necessitam de cuidados renais. O custeio desse atendimento é feito integralmente com recursos federais. Uma vez que o Ministério da Saúde faça o repasse, o governo local tem cinco dias úteis para transferir o valor, porém, há três meses não há destinação desses recursos. O atraso do pagamento pode acarretar na suspensão do repasse do MS.

O aporte do governo federal referente a fevereiro está referente desde 28/3, e o de março, em 18/4. “Enquanto a empresa sofre para manter o atendimento à população, os valores que lhe pertencem por direito estão parados na conta do Fundo de Saúde do Distrito federal”, cita parte do ofício. Até mesmo os salários dos funcionários referentes a abril estão ameaçados.

Procurada pelo SindSaúde, a Pasta informou que a responsabilidade no atraso seria da demora do Instituto de Doenças Renais na emissão da nota fiscal de fevereiro, no início deste mês . A partir dessa data, a pasta afirmou que tem até 90 dias para concluir o pagamento. A SES assegurou ainda que os pacientes não estão desassistidos.

“A gestão de recursos sempre foi o pior defeito da gestão de Rollemberg. Por que esse dinheiro está parado enquanto o IDR ameaça encerrar o atendimento de hemodiálise aos pacientes? Seja por incompetência, má fé ou burocracia, a vida vale mais”, lamenta a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

 

 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img