21.5 C
Brasília
sábado, 20 abril, 2024

Secretário de Saúde leva relatório de gestão à Câmara do DF nesta terça

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Balanço quadrimestral reúne dados de gastos e ações entre janeiro e abril. Dia marca prazo limite para indicações à vaga aberta no Tribunal de Contas.

Deputados da Câmara Legislativa do Distrito Federal se reúnem na manhã desta terça-feira (24) com o secretário de Saúde, Fábio Gondim, para conhecer a atuação da pasta nos quatro primeiros meses deste ano. O Relatório de Gestão com dados de janeiro a abril deve ser apresentado à Comissão de Fiscalização, Transparência e Controle a partir das 10h, em audiência pública.

 As informações apresentadas por Gondim se referem ao período em que a pasta era comandada pelo ex-secretário João Batista de Sousa. Em junho, o ex-gestor apresentou balanço do setor no plenário da Câmara e citou problemas críticos das unidades de atendimento. Segundo Souza, a área precisaria contratar 17 mil profissionais de saúde para sair da crise.

Gondim assumiu o cargo em agosto. Duas semanas depois ele foi ao Legislativo para falar sobre os problemas da área. O secretário pediu uma “trégua” aos distritais e aos órgãos de controle e afirmou que as cobranças e pedidos de informação estavam “desmotivando” o trabalho na pasta.

Na reunião desta terça, ele também deve reforçar o pedido do GDF para que os parlamentares destinem as emendas deste ano para cobrir o rombo na saúde. O governo diz precisar de R$ 400 milhões até o fim do ano e que a “renúncia” de investimentos poderia contribuir com até R$ 288 milhões para reforçar o caixa do segundo semestre.

Vaga no TCDF
Termina nesta terça o prazo para que os deputados distritais e partidos com representação na Câmara apresentem candidatos para uma vaga no Tribunal de Contas do DF. O cargo está vazio desde que o conselheiro Domingos Lamoglia, investigado por suposta participação no mensalão do DEM, renunciou ao posto, no último dia 10.

A vaga em aberto é uma das quatro que “pertencem”, por regimento, à Câmara Legislativa. Até esta segunda, a única candidatura registrada oficialmente era a do deputado Dr. Michel (PP). O nome do novo conselheiro precisa passar pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ser aprovado em plenário.

Um servidor de carreira do tribunal protocolou candidatura na última semana, mas o regimento da Câmara diz que apenas deputados distritais e partidos podem fazer a indicação. Se o nome do servidor não for “chancelado” dessa forma, a candidatura deve ser impugnada na CCJ.

Fonte: G1

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img