24.5 C
Brasília
terça-feira, 23 abril, 2024

GDF ordena corte de 25% dos terceirizados das empresas ligadas à Saúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Intenção do governo é reduzir o valor dos contratos por meio do enxugamento da folha de salários. No caso da Secretaria de Saúde, temor é que medida possa afetar a segurança em UPAs e centros de saúde

O governo do Distrito Federal ordenou às empresas de segurança e de serviços gerais que têm contrato com a Secretaria de Saúde que realizem cortes de 25% dos funcionários, na intenção de reduzir o valor das folhas de pagamento. A medida, justificada pelo próprio governador Rodrigo Rollemberg (PSB) ao deputado distrital Chico Vigilante (PT) como forma de equilibrar as contas, atingirá diretamente a segurança nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e nos centros de saúde, que ficarão desprotegidos durante à noite.

A recomendação foi feita às empresas Ipanema, Confederal e Brasília Segurança e deve atingir 1,5 mil empregados. As empresas procuraram deputados para pedir ajuda, alegando que faltam recursos para pagar os direitos dos empregados.

“O governo chamou os empresários da limpeza e da saúde e pediu que eles apresentem a redução de 25% dos empregados. Liguei para o governador Rollemberg, que me garantiu uma reunião na quinta-feira (8), para que possamos conversar com o sindicato dos vigilantes e as empresas com o objetivo de evitarmos essas demissões”, contou Vigilante.

O distrital lembra que muitos dos vigias e empregados da área da limpeza trabalham há anos nas empresas e alguns estão próximos da aposentadoria. “A demissão vai prejudicá-los”, lamenta o parlamentar.

O líder do PT na Câmara Legislativa foi informado pelas empresas que a ordem de demissões deverá ser estendidas a outras áreas. A próxima deverá ser a da educação, que também terá de fazer cortes de 25%.
Prejuízos

Chico Vigilante alertou, ainda, que, caso as demissões se concretizem, as UPAs e os centros de saúde ficarão “sem cobertura”. “Como ficarão as UPAs e os centros de saúde? Nos postos, existem equipamentos novos, que ficarão desprotegidos e que podem acabar sendo roubados.”

Sobre a justificativa do governador, o distrital disse que retrucou com Rollemberg que reduzir o número de empregados terceirizados nessas áreas para equilibrar o caixa não é solução.

O Fato Online entrou em contato com algumas empresas, que não quiseram se pronunciar oficialmente.

A Secretaria de Saúde informou que mesmo que haja redução de funcionários, os centros de saúde e as UPAs não ficarão desassistidos, pois as empresas, segundo a assessoria da pasta, estudam possibilidade de remanejamento para o período noturno.

Fonte: Fato Online

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img