18.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Chega a hora da verdade para CPI

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Presidente, que quer investigar a saúde, reunirá líderes e examinará se deputados garantirão as assinaturas.

A Câmara Legislativa deve decidir hoje, durante a reunião do Colégio de Líderes, se as propostas para a instalação de Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) para investigar suspeitas de irregularidades nas secretarias de Transporte e de Saúde vão em frente.

A presidente do Legislativo, Celina Leão (PDT), quer consultar os líderes dos blocos, antes de protocolar os pedidos de investigação, para saber o posicionamento de cada um deles. O objetivo é garantir apoio para que as CPIs sejam instaladas.

“Não adianta abrir CPI só para tumultuar a Casa. Queremos saber o motivo do aumento radical nos subsídios, assim como o que está acontecendo na Saúde que sempre foi um saco sem fundo”, afirma Celina. Ela lembra que a única legislatura em que não houve CPI na Saúde a do governo Agnelo.

As pastas do Transporte e da Saúde eram comandadas, durante a gestão passada, por PMDB e PT, respectivamente. Ainda assim, as bancadas dos dois partidos não reagirão à abertura das CPIs, desde que seus objetivos delas não sejam políticos.

PMDB pode assinar
“Eu como líder do bloco vou orientar os deputados do PMDB a assinar a CPI do Transporte. Se existe algo errado, não há como contrariar, desde que ocorra o mesmo na da Saúde, que foi proposta por nós”, garante o peemedebista Wellington Luiz.

Segundo o peemedebista, o presidente regional da legenda, o ex-vice Tadeu Filippelli deu carta branca para os distritais se posicionarem, mas alertou para que não deixem que as CPIs virem palanques para atacar a gestão passada.

O ex-presidente da Casa Wasny de Roure (PT) também diz que apoiará a instalação das CPIs, mas destacou que são necessários elementos concretos para que elas não acabem em “pizza”.

Expectativa pode se frustrar, adverte petista
Wasny de Roure afirma que a falta de fundamentação das CPIs pode causar expectativas à população e, se não forem correspondidas, poderão banalizar a Câmara Legislativa. “Se há fundamentação, que se prossiga a instauração, mas se for para atacar a gestão passada ou para negociar algo com o atual governo é melhor que nem comece”, afirma o petisra, que completa: “Eu não me posiciono contra, mas tem que ser trabalho sério e não ilações”.

Para Celina Leão, as CPIs, especialmente a do Transporte, podem trazer benefícios, como a realizada em Curitiba, onde a tarifa chegou a ser reduzida.

A presidente diz ainda que o Buriti não se opõe a instalação de nenhuma das comissões.

“O governador não se intromete, pois esta é uma questão do Legislativo. Ele não se opõe. Se tiver algo errado tem que ser estancado enquanto ainda no início do governo, para que não continue, como foi no passado”, afirma Celina.

Fonte: Jornal de Brasília

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img