20.5 C
Brasília
sexta-feira, 29 março, 2024

Vitória da Saúde! PL da ISONOMIA é aprovado

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Esta quarta-feira (11) marca um dia histórico para a Saúde pública do DF. Foi aprovado às 20h32 o projeto de lei n°1631, que trata da isonomia de carga horária dos servidores. A notícia foi muito comemorada pela direção do SindSaúde-DF e pelos trabalhadores que lotaram a galeria do plenário da Câmara Legislativa para acompanhar a votação. O sim ao PL foi unânime entre os parlamentares presentes e o próximo passo será a sanção do governador Agnelo, que deverá ocorrer nos próximos 30 dias.

Antes da aprovação no plenário, o PL foi aprovado pelas comissões de Economia, Orçamento e Finanças (CEOF), de Assuntos Sociais (CAS) e de Constituição e Justiça (CCJ). O número do projeto, que antes era 1587, foi alterado pois precisou voltar ao Executivo devido a uma mudança necessária no texto. Após ser corrigido, o projeto, que ganhou uma nova numeração, foi enviado imediatamente para que pudesse ser votado ainda hoje.

A luta pelas 20 horas é uma reivindicação antiga do SindSaúde, que intensificou a campanha pela isonomia no início deste ano. “Hoje comemoramos o fim de uma discriminação que já durava mais de vinte anos. Em nenhum outro lugar no mundo uma equipe multiprofissional exerce a mesma jornada de trabalho. Me orgulho em dizer que essa conquista é da Saúde do Distrito Federal”, festejou a presidente do sindicato, Marli Rodrigues.

Apoio na Câmara Legislativa

img173aO SindSaúde foi amplamente elogiado pelos parlamentares, que reconheceram o sindicato como responsável pela maior conquista da Saúde do DF. O deputado Patrício relembrou a trajetória das 20 horas. “O sindicato esteve em todos os Hospitais levando a discussão aos servidores para que a isonomia fosse aprovada pela categoria. Estive junto com a direção nas assembleias defendendo essa proposta”, disse. “Essa isonomia aconteceu por mérito do SindSaúde e dos trabalhadores”, parabenizou o distrital Cláudio Abrantes. Liliane Roriz, que visitou diversas regionais durante a campanha pela redução da jornada, também felicitou o sindicato. “Estou muito feliz com essa conquista de vocês”, disse a deputada aos servidores presentes no plenário. Deputada Arlete Sampaio relembrou ter participado da fundação do SindSaúde e parabenizou o governo pela isonomia. “Foi uma longa espera, muitos prometeram, mas, só agora, houve a vontade política para fazer”, celebrou a parlamentar. A luta teve apoio também na esfera federal através da deputada Érika Kokay, que participou ativamente das negociações com o GDF.

A direção do SindSaúde agradece aos parlamentares da Câmara Legislativa pelo amplo apoio ao PL da isonomia, aos da base do governo e aos de oposição, por entenderem a importância desse projeto e permanecerem no plenário possibilitando, assim, que houvesse quórum para a votação. “Sem a ajuda desses bravos deputados, que tanto se empenharam para transformar as 20 horas em realidade, essa vitória não seria possível”, avalia Marli.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img