26.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

SindSaúde apura irregularidades no Centro Obstétrico do HRS

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

A presidente Marli Rodrigues esteve no Hospital Regional de Sobradinho (HRS) na última sexta (17) e constatou diversos problemas acarretados pela falta de ar condicionado na UTI Neonatal. Com o aparelho quebrado há cerca de dois meses, o setor não tem mais recebido novos recém-nascidos e com isso duas unidades de PPP (pré, parto e pós) do Centro Obstétrico (CO) estão sendo utilizadas para atender os bebês que nascem em estado grave. O Centro Cirúrgico da Obstetrícia também padece com a falta de refrigeração.

Para piorar a situação, em setembro houve um surto de Serratia na Unidade de Terapia Intensiva, e apesar de ter sido controlado, é um fator que requer atenção redobrada devido à falta de estrutura no ambiente. O SindSaúde apurou ainda que a situação tem gerado enorme sobrecarga aos trabalhadores do Centro Obstétrico, que trabalham à base de horas extras pois não conseguiram a ampliação de carga horária para 40 horas. “Nos preocupamos com o cruzamento de infecções, porque se os profissionais do CO estão trabalhando de forma improvisada a quebra de protocolo é um risco inerente. A situação não pode seguir dessa forma”, avaliou Marli Rodrigues.

Segundo informações apuradas pelo sindicato, o Bloco Materno Infantil do HRS vem apresentando diversos problemas desde a sua inauguração, em outubro de 2012. Além do ar condicionado, os elevadores também não funcionam direito, o que obriga mães que acabaram de dar a luz a transitarem pelas escadas. Procurado pelo SindSaúde, o diretor da regional, Edival Job Rodrigues,  esclareceu que a questão é burocrática. A empresa responsável pela construção do bloco decretou falência logo após sua inauguração, então a manutenção que deveria ser prestada por ela com garantia de até cinco anos deixou de ser realizada. “É um prejuízo que se arrasta há muito tempo”, disse. De acordo com ele um contrato emergencial está sendo preparado para que o ar condicionado volte a ser reparado com regularidade e os elevadores já passaram por uma avaliação da Novacap.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img