20.5 C
Brasília
quinta-feira, 28 março, 2024

Secretário de Saúde recebe SindSaúde

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Na noite desta quarta-feira (5) o secretário de Saúde, Fábio Gondim, recebeu a diretoria do SindSaúde para estabelecer um primeiro contato a fim de saber os anseios, lutas e reivindicações dos profissionais de saúde da rede pública do Distrito Federal. A reunião aconteceu, até às 22h, com a presença da chefe de gabinete da deputada Celina Leão, que não participou por estar em votação no plenário.

Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde, mesmo de licença fez questão de participar de um momento importante como esse. “Entregamos a nossa pauta de reivindicações, a mesma entregue em fevereiro, que nunca tivemos nenhum tipo de resposta. Então fizemos para ratificar e mostrar ao secretário tudo o que os servidores esperam, já que tudo o que está escrito lá foi fruto das 96 assembleias realizadas nas regionais”, afirmou.

Fábio Gondim se mostrou receptivo aos pedidos e debateu com os diretores diversos assuntos polêmicos e que vêm tirando o sossego dos profissionais da saúde. “Estamos do mesmo lado. Posso ser um instrumento de mudança, mas para que isso aconteça é necessário que os servidores estejam muito comprometidos, eu vou fornecer os meios para que isso ocorra. Se não nos unirmos vamos ser vítimas do próprio sistema”, disse.

Entre os assuntos tratados estão os pedidos das 40 horas. “Pensando no estado e no servidor a Secretaria precisa conceder 40 horas para aqueles que pedem esse regime. É economia para o bolso do GDF, que economiza com as horas extras, e bom para o profissional que vai trabalhar satisfeito de não ter que correr para outro hospital para complementar sua renda”, explicou Marli.

Sobre a retirada e não concessão da titulação, Fábio Gondim, afirma que essa foi uma demanda herdada do governo passado, já que o Ministério Púbico está questionando tal gratificação. “Vou preparar um ofício para que os pedidos de titulação sejam recebidos, protocolados e datados para que quando o MPDFT liberar, o servidor possa receber o retroativo ao tempo em que requereu a gratificação”, disse.

As leis da redução da carga horária e da incorporação da última parcela da Gata foram explicadas ao Secretário por Marli. Depois de analisar o bloco de leis entregue, ele afirmou: “lei é para ser cumprida”. A preocupação da presidente vem junto com denúncias de que em algumas regionais a escala de setembro não está com redução. “Apesar da lei, mesmo assim vou tomar providências.”

Terceirização – Um dos grandes fantasmas do servidor da saúde pública do DF é a terceirização. Marli Rodrigues condena todo e qualquer tipo de gestão que não seja a pública. Um exemplo citado na reunião foi o das lavanderias, que deixam o paciente desassistido. “Precisamos de um controle das roupas, da qualidade da lavagem e da quantidade, isso reflete no controle da infecção hospitalar. Um pequeno exemplo são as cirurgias que são suspensas por falta de roupa”, argumentou.

Segundo ela, os servidores de lavanderia têm o maior cuidado e prazer em trabalhar para que as roupas estejam limpas e cheirosas como devem, mas precisam de condições de trabalho como maquinário moderno, suprimentos certos e a valorização do capital humano.

“Toda tentativa de terceirização de lavanderia se frustrou diante da péssima qualidade apresentada pelas empresas e da suspensão do trabalho quando não há atraso de pagamento prejudicando assim o paciente”, disse Marli. Fábio Gondim se sensibilizou com a argumentação.

Servidores cedidos – 76 servidores estão cedidos através do Termo de Cooperação 001/2013 assinado entre a SES-DF e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social do DF para o Plano Distrital de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, mas o projeto não saiu do papel. O Secretário vai solicitar o retorno desses profissionais para vagas de origem na saúde.

HRG – O SindSaúde recebeu essa semana denúncias da possível desativação da maternidade, do berçário e do centro obstétrico do Hospital Regional do Gama. O fechamento dessas unidades, decisão tomada pela gestora das mesmas, trará profundo prejuízo e falta de amparo à população. Marli Rodrigues informou a Fábio Gondim sobre essa situação para que possa ser debatida já que uma decisão complexa como essa não pode ser tomada do dia para a noite sem pensar nas gestantes e crianças. “Precisa haver mais sensibilidade dos gestores do HRG quando for tratado de pacientes, afinal de contas estamos falando de uma unidade de saúde e não uma montadora de automóveis”, esclarece Marli Rodrigues.

Concursados – “Me comprometo a fazer toda a análise de valores de horas extras e quantos servidores poderiam ser nomeados com esse valor e que suprimisse o trabalho que há de ser feito. Preciso desse estudo para poder apresentar para a Secretaria de Estado de Gestão Administrativa e Desburocratização”, afirmou Fábio Gondim.

Problemas em Ceilândia – foi denunciado pela presidente ao Secretário de Saúde que o coordenador geral do Hospital Regional de Ceilândia (HRC), Fernando Araújo, exigiu que uma servidora cumprisse determinação que vai contra o que diz a Lei do Parto (n° 11.108/2005). A lei assegura que a mãe tem o direito de escolher o acompanhante que quiser, independente do sexo, para estar no momento do parto, entretanto, Araújo instituiu que somente mulheres podem acompanhar as gestantes e obrigou ainda à técnica de enfermagem e diretora do sindicato Stela Krause a fazer valer sua decisão. Fábio Gondim assegurou que vai apurar a denúncia e fazer com que a lei seja respeitada.

Vale ressaltar que o secretário de saúde deixou as portas abertas para o SindSaúde e pré-agendou reuniões mensais. A primeira impressão que ficou é de um Secretário bastante preocupado em defender os interesses da população, mas ressaltou que compreende que a recuperação da saúde passar por um novo modelo de gestão e sem dúvida nenhuma pela valorização do servidor. Sabe que os entraves são enormes, mas está disposto a encarar o desafio.

Veja a pauta da reunião:

Ofício 100 2015 Secretário de Saúde 1 copy

Ofício 100 2015 Secretário de Saúde 2 copy

 

Oficio 101 2015 Secretário de Saúde LP 1 copy

 

Oficio 101 2015 Secretário de Saúde LP 2 copy

Oficio 101 2015 Secretário de Saúde LP 3 copy

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img