24.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

População, SindSaúde, concursados e deputados contra OSs

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Em uma audiência pública, realizada na Câmara Legislativa, nesta quinta-feira (21),em que todas as categorias fizeram o mesmo pedido: contratação dos concursados da saúde, o SindSaúde defendeu a saúde pública de qualidade, sem a contratação de organizações de sociais (OSs) para gerir a saúde do DF. A convocação partiu do deputado distrital Chico Vigilante.

O SindSaúde exibiu um pequeno documentário da situação de UPAs e hospitais de outros estados que são geridos por organizações sociais. No Recife, encontramos espera interminável por uma consulta em uma UPA e hospitais vazios, que apenas atendiam pacientes encaminhados e atendendo acima da capacidade.

O Hospital Pelópidas Silveira tinha quatro leitos de UTI quando foi construído, mas com a demanda ampliaram para 10. Mesmo assim, no dia que o SindSaúde esteve na unidade de saúde, haviam 28 entubados na UTI, com uma distância de 50 centímetros de distância um do outro. A situação piora quando descobrimos que o hospital funciona sem alvará desde a sua inauguração, há quase quatro anos.

Em Goiânia, o modelo de gestão que o secretário de Saúde do DF, João Batista, gostou e aprovou, pessoas se amontoam nas UPAs em busca de atendimento, sem o mínimo de conforto. Um senhor de 76 anos já estava há 21 dias internado na enfermaria, precisando de atendimento especializado por ter sofrido um AVC e ter Doença de Chagas.

“O maior problema da Secretaria de Saúde é a gestão, entra secretário e sai secretário o problema continua. A população conta com bravos servidores que estão dia e noite se desdobrando e improvisando para dar o melhor atendimento possível”, declarou Marli Rodrigues, presidente do SindSaúde.

Para o presidente do Conselho de Saúde do DF, Helvécio Ferreira da Silva, “o modelo de saúde do Distrito Federal, implantado desde 1960, pelo então presidente Juscelino Kubistchek, é o melhor que existe. Falta uma sintonia moral e real entre o que está definido e a gestão. O que se assiste é a definição pautada pela mídia. A saúde é um organismo vivo e dinâmico, precisa de intervenção constantemente. Não é OS que vai resolver. Por pior que pareça, a saúde do DF é a melhor do Brasil”.

Mas segundo o secretário adjunto da SES, José Rubens Iglesias, “a Secretaria de Saúde não está preocupada em falar sobre OSs, mas em mostrar as necessidades da população, o levantamento da estrutura da secretaria e sua capacidade de oferecer serviços à população. O que procurarmos para o DF é um modelo de gestão diferente do modelo atual, porque esse se encontra extremamente lento para a resposta que a população precisa”. De acordo com ele, apenas 27% do Distrito Federal tem cobertura da atenção primária. Nosso plano é crescer para 80%, o que significa ter 6.500 novos servidores, mais 2.500 leitos, 4 grandes hospitais. “A Necessidade de hoje é de 5000 servidores”, disse. A presidente do SindSaúde discorda desse número apresentado. “A Secretaria tem déficit de mais de 10 mil profissionais, de todas as áreas”, afirmou.

O deputado Chico Vigilante também se colocou contra essa implantação. “Nós tivemos a experiência do Instituto Candango de Solidariedade – até hoje trabalhadores não receberam seus direitos. E a fadada experiência no Hospital Regional de Santa Maria, que pude acompanhar de perto. Saúde é caro e ainda tem jeito”, se posicionou.

Também se mostraram contra a intervenção os deputados Chico Leite e Joe Valle, o vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Elisandro Noronha dos Santos e a diretora de relações com a comunidade da Associação Médica de Brasília (AMBr), Olímpia Alves Teixeira Lima.
Na ocasião, a presidente do SindSaúde entregou um dossiê sobre todas as OSs que atuam no Brasil e a situação dos hospitais e unidades de saúde administradas por elas.

Entenda – As experiências do Distrito Federal com esse tipo de gestão deixaram marcas que até hoje os servidores lutam para apagar. O Hospital Regional de Santa Maria até hoje convive com as marcas deixadas pela Real Sociedade Espanhola. O que dizer do Instituto Candango de Solidariedade? Cabide de empregos para apadrinhados políticos e fonte de desvio de recursos, denúncias essas comprovadas com processos e prisões de três dirigentes da entidade acusados de sonegação previdenciária e peculato.

Mais uma vez o SindSaúde vem afirmar que é contra qualquer tipo de terceirização, seja da maneira que for feita. “Nós acreditamos na saúde pública e de qualidade. O servidor não deixa de trabalhar prque faltou medicamento ou gesso, mas a empresa deixa de prestar o serviço se não receber. Precisamos de uma gestão eficiente, não de uma OS. Desafio a Casa Civil abrir as contas e provar que está no limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Desafio que mostre as contas”, finalizou Marli Rodrigues.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img