23.5 C
Brasília
sexta-feira, 19 abril, 2024

Em novo protesto no DF, servidores da saúde fecham avenida em Ceilândia

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Manifestantes fecharam a Avenida Hélio Prates e fizeram ‘apitaço’. Congestionamento às 11h chegava a 3 km no sentido Taguatinga.

 Servidores da saúde do Distrito Federal fecharam a avenida Hélio Prates, no centro de Ceilândia, na altura do hospital regional, por volta de 10h30 desta quinta-feira (15). O ato foi um novo protesto contra atrasos no pagamento de benefícios à categoria.

Segundo o Detran, aproximadamente 70 pessoas participaram da manifestação. Os servidores carregaram faixas e fizeram um “apitaço”. Motoristas passavam com os carros por cima do canteiro central da avenida para fugir do bloqueio. Segundo o Detran, às 11h o congestionamento já alcançava 3 km sentido Taguacenter. Os carros foram desviados para a QNM 17. A via foi liberada por volta de 12h30.

 Os servidores estão em greve desde sexta-feira (9) para cobrar pagamentos em atraso, como horas extras e 13º. Nesta quinta, o governo deve apresentar à categoria um cronograma para quitar salários e benefícios. De acordo com o Sindsaúde, caso não haja acordo com o GDF, os servidores devem intensificar o movimento e mais trabalhadores devem aderir à paralisação, inclusive os médicos.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Médicos, Carlos Fernando, representantes dos sindicatos vão se reunir nesta quinta com o governador Rodrigo Rollemberg. “Amanhã estarão reunidos todos os sindicatos com o secretario de governo e com o governador para tratar sobre o pagamento de tudo e resolver esse déficit da gestão passada”, disse. “Se não tiver uma proposta digna, concreta, nós vamos parar totalmente.”

“A expectativa é que seja liberado o calendário contemplando o anseio da categoria. Esperamos que hoje saia o que a gente espera, nosso benefício”, disse o diretor do sindicato, Alcione Barros.

 Ação na Justiça
A Procuradoria-Geral do Distrito Federal entrou com uma ação no Tribunal de Justiça pedindo o fim da greve dos servidores da Saúde. O órgão diz que a paralisação é ilegal porque não houve notificação prévia, pela necessária continuidade da prestação de serviço público e porque está em curso a negociação entre o SindSaúde e o GDF.

A ação, em caráter liminar, foi protocolada na 2ª Câmara Cível do TJ e ocorre um dia depois que a Secretaria de Saúde enviou um ofício à Procuradoria solicitando o fim da greve. Segundo a pasta, a paralisação tem prejudicado o atendimento à população nas unidades de saúde e nas farmácias de alto custo.

Caso a greve não seja considerada ilegal, os promotores pedem que “seja totalmente garantida a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidades inadiáveis da população”.

A Procuradoria pede que a Justiça determine retorno imediato da categoria ao trabalho, estabelecendo uma multa de R$ 100 mil para cada dia de descumprimento da decisão.

A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (Sindsaúde), Marli Rodrigues, disse ao G1 que a categoria não vai recuar e que os trabalhadores vão permanecer parados. “A greve continua. Não vamos entregar o jogo no primeiro tempo. Nossa greve é justa porque é por salários para famílias de trabalhadores.”

 

Fonte: G1

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img