20.5 C
Brasília
quarta-feira, 24 abril, 2024

Categoria aceita isonomia mas rejeita demora na implantação

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Os servidores lotaram o auditório Parlamundi da LBV nesta quarta-feira (12) para analisar a proposta de isonomia de carga horária apresentada pelo GDF . Embora tenha concordado com a redução para 20 horas semanais,  a categoria rejeitou o modo como a melhoria será aplicada e exigiu que a questão seja novamente negociada com o secretário de Administração Pública do DF, Wilmar Lacerda. A direção do SindSaúde-DF acatou a decisão da categoria e voltará a articular com o governo uma nova alternativa.

A proposta do governo prevê a redução em três fases: em setembro de 2014, os servidores que atualmente exercem 30 horas semanais passariam a fazer 24 horas e no mesmo período de 2016, voltariam a ter a carga diminuída, dessa vez para 20 horas. Os trabalhadores que hoje exercem 24 horas, teriam a jornada de trabalho reduzida para 20 horas em setembro de 2015. (Veja proposta abaixo)

Diante da proposta, a categoria exigiu uma nova negociação no intuito de reduzir a espera pelas 20 horas. “Os servidores analisaram a alternativa apresentada pelo governo e identificaram que o problema  é o tempo. Entretanto, os trabalhadores reconhecem também que não podemos simplesmente rejeitar. Queremos a isonomia e buscaremos novas propostas”, explicou a presidente do SindSaúde-DF, Marli Rodrigues.

Como um dos articuladores junto ao governo, o deputado Patrício (PT) ressaltou que a sinalização do governo em conceder as 20 horas é uma vitória muito grande para a categoria. “É bom lembrar que antes da última assembleia sequer havia uma negociação”, disse. O parlamentar assegurou ainda que a redução é o ponto de início na construção do plano de carreira. “A isonomia é apenas um dos itens debatidos, a lista de reivindicações é extensa. Nós vamos sentar na mesa e continuar negociando”, completou.
A deputada federal Érika Kokay (PT) também garantiu seu apoio às decisões da categoria e ressaltou que a conquista das 20 horas será um marco histórico. “Teremos pela primeira vez no nosso país todas as categorias da Saúde trabalhando o mesmo que os médicos trabalham”, declarou.

Proposta do governo
1)    Para os Técnicos e Auxiliares em Saúde que se encontrem em cumprimento da jornada semanal de 30 (trinta) horas:
a)    Redução da jornada semanal de trabalho de 30 (trinta) horas para 24 (vinte e quatro) horas a partir de semtebro /2014; e
b)    Redução da jornada semanal de trabalho de 24 (vinte e quatro) horas para 20 (vinte) horas a partir de setembro/2016.
2)    Para os Técnicos e Auxiliares em Saúde que se encontrem em cumprimento da jornada semanal de 24 (vinte e quatro) horas para 20 (vinte) horas a partir de setembro/2015.
3)    Aprovada a implementação da isonomia na forma e nos prazos acima formulados, será encaminhado o respectivo Projeto de Lei para implantação da mesma.

Servidores da saúde suspendem possibilidade de greve durante Copa das Confederações
Sayonara Moreno – Radioagência Nacional

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Estudo do SindSaúde revela perda salarial de 37,8% para os servidores da saúde, gerando revolta e mobilização

Ser aprovado em um rigoroso concurso público, atravessando diversas etapas em busca da tão almejada estabilidade e segurança na...

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img