21.5 C
Brasília
sábado, 20 abril, 2024

Servidores são “DESNECESSÁRIOS”, decreta Rollemberg

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Em mais uma ação ensandecida e desprovida de debate, estudos técnicos e outros elementos norteadores da gestão, o déspota do Buriti, governador Rodrigo Rollemberg, editou o Decreto 38.836, de 02 de agosto de 2017 (veja aqui), declarando DESNECESSÁRIOS vários cargos na estrutura da saúde.

Essa medida corrobora as denúncias que o Sindsaude vem fazendo desde o início do governo. 
“Rollemberg está sendo pressionando pelos financiadores de sua campanha. E, a forma mais fácil que ele viu para entregar ao setor privado, a “galinha de ovos de ouro” (SES) foi desmontando os serviços, de forma escalonada”. 

Todo dia, uma novidade para terceirizar. Depois de precarizar o atendimento, deixando faltar insumos, medicamentos e materiais básicos, ele cria o Instituto Hospital de Base, com a aprovação de uma legislação que permite estender a outros hospitais, o mesmo modelo. 
Agora, avança sobre a carreira de assistência à saúde, declarando a maioria de seus cargos, DESNECESSÁRIOS. 

“Ele se esquece que são pessoas, por trás dos cargos? Trata servidores abnegados, qualificados e comprometidos como “coisas”… Somos inservíveis para Rollemberg e sua trupe!”, reclama, indignada, a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Na contra mão de todos os gestores que buscam a eficiência da máquina pública, otimizando e racionalizando os seus recursos, Rollemberg e seu secretário plantonista, Humberto Fonseca, preferem “descartar” os servidores, se desfazendo do maior capital da SES, que é o humano.

A proposta do SindSaúde é reclassificar e redistribuir os servidores do nível técnico e auxiliar.  Se a maioria desses servidores já atuam na área administrativa, com raras exceções como motoristas, programadores, desenhistas e outros, que laboram em área específica, porquê não redistribuir na função que ocupam? Isso diminuiria as horas extras, o déficit de pessoal e motivaria os servidores, acabando com os “desvios de função”.

Do mesmo modo, o pessoal que é da área auxiliar, pode ser classificado nas atividades existentes. Enfim, todos somos úteis, produzimos, nos qualificamos e merecemos tratamento digno.

O SindSaúde procurou o Conselho de Saúde do DF (CSDF), para discutir esse decreto letal. O Presidente, Helvécio Ferreira, reagiu fortemente em defesa dos trabalhadores. 

Lembrou que, já foi aprovado naquela plenária a resolução nº 395, que cria o  parque tecnológico na SES. Essa iniciativa atende a necessidade de formação e capacitação dos servidores, nas diversas áreas, para racionalizar e otimizar as atividades desenvolvidas e incrementar a política de pessoal da SES. 

“Os trabalhadores e trabalhadoras da saúde merecem respeito! Nao serão tratados como refugo!”, promete Ferreira. Para tratar desse assunto, a Presidente do SindSaúde e uma comissão de trabalhadores se reunirá hoje (03/08), com o Presidente do CSDF, para discutirem as ações a serem tomadas para evitar mais esse abuso.

Todos os servidores, atingidos por esse decreto devem  acompanhar as manifestações e orientações, acerca das articulações em andamento com o CSDF. Fiquem atentos à nossa convocação!

“Desnecessário é esse governo que só fez mal à população do DF. Não merecemos isso! 2018 tá logo ali…”, devolve Marli Rodrigues.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img