26.5 C
Brasília
quinta-feira, 18 abril, 2024

Serão 45 milhões terceirizados

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Desengavetado depois de quase 20 anos, o Projeto de Lei 4.302/98, que permite a terceirização em qualquer empresa ou atividade, inclusive no serviço público, foi aprovado na última quarta-feira (22). Mas não será fácil implantá-lo, mesmo depois da sanção presidencial. O texto, que foi aprovado sob protesto da oposição por 231 votos a 188, deve enfrentar uma batalha judicial.

Atualmente, só é possível terceirizar atividades-meio, ou seja, aquelas que não são trabalhadores das atividades-fim, como enfermeiros, médicos e técnicos em uma unidade de saúde, o que é assegurado, atualmente por uma jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho (TSE).

No serviço público, há a exceção da terceirização para atividades que são exercidas por carreiras de Estado, como juízes, promotores, procuradores, auditores, fiscais e policiais. Outras funções, mesmo as que são ligadas a atividade-fim, poderão ser terceirizadas em órgãos ou empresas públicas.

“A terceirização, aprovada, no plenário da Câmara dos Deputados, não vai calar, nem acabar com a luta do movimento sindical, destacou a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues.

Para o professor Ricardo Antunes, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, o PL aprovado rasga a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) porque acaba com o contrato entre trabalhadores e empresas.

“Ao invés de beneficiar efetivamente os terceirizados, ela vai levar a lógica da terceirização, que incide sobre cerca de 13 milhões de trabalhadores hoje, para 40 milhões, 45 milhões”, afirmou em entrevista ao site da Unicamp.

“Vai trazer para a administração pública pessoas que, geralmente, não têm propriamente um compromisso com o cumprimento daquela função e que, muitas das vezes, são pessoas indicadas, apadrinhadas por algum político.

E os trabalhadores que entram ali, digamos, pela janela, sem ser pelo concurso público, não têm o compromisso com prestação de serviço à sociedade. O compromisso deles é, geralmente, com quem os colocou lá”, criticou o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Ângelo Costa.

A ideia de cabide de empregos também é defendida pelo juiz federal William Douglas. “Com certeza poderá permitir a contratação indiscriminada de terceirizados, aí incluindo parentes, afins, companheiros e esposas”, disse.

O Sindicato lembra ainda que esse desmonte aos direitos trabalhistas já afeta a capital do País. “Com essa abertura a saúde pública do DF está sob ameaça. A criação de um instituto para administrar o Hospital de Base é só o começo. Se não reagirmos, a consequência será corrupção e falência do Estado” salientou Marli.

 

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Mais servidores recebem pagamentos por direitos garantidos, quase 15 mil reais pagos

O departamento jurídico do SindSaúde continua a lutar incansavelmente pelos direitos dos servidores, resultando em pagamentos semanais para dezenas...

A ponta do Iceberg da triste realidade da saúde pública do Distrito Federal

A face visível do problema da saúde pública no Distrito Federal revela-se através de um cenário alarmante: metade das...

SindSaúde e trabalhadores do IGES/DF aprovam acordo coletivo de 2024 em assembleias

SindSaúde e trabalhadores do Iges/DF aprovam, com ressalvas, o acordo coletivo de 2024 em assembleias realizadas nas unidades do...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img