23.5 C
Brasília
sexta-feira, 29 março, 2024

Falta de reagentes ameaça Teste do Pezinho na rede pública do DF

Saiba Mais

SindSaúde DF
SindSaúde DF
Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Distrito Federal

Após denúncias, o diretor do SindSaúde-DF Vander Borges apurou que a falta de reagentes no Hospital de Apoio ameaça a realização do Teste do Pezinho em toda a rede. A unidade, que é responsável pelos exames de todas as regionais, vem sofrendo com a falta gradativa do componente.

Desde fevereiro, quatro das 39 patologias previstas pelo procedimento tem deixado de ser testadas, duas delas são consideradas obrigatórias pelo Ministério da Saúde. Faltam reagentes que detectam anemia falciforme, infecções de repetição, Galactomesia e atraso no desenvolvimento intelectual e físico. De acordo com as denúncias colhidas, o quadro pode piorar ainda mais, pois o estoque de outros 22 está baixo e devem acabar em menos de um mês. O processo de licitação que trata da compra dos itens estaria se arrastando desde 2012. “Desde o ano passado estamos solicitando agilidade, enquanto isso tem crianças correndo riscos de lesão e até óbito”, informou uma fonte.

A Secretaria de Saúde (SES-DF) confirmou a falta dos reagentes e declarou que a coleta de material está sendo realizada normalmente nas unidades de saúde e armazenada para que esses exames sejam realizados tão logo haja reabastecimento. A Pasta garantiu que o processo de compra dos reagentes para reabastecer toda a rede está em fase final, mas não estipulou prazo para a solução do problema.

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

Sindisaúde triunfa em julgamento judicial: mais uma conquista para o servidor da saúde

O jurídico do Sindisaúde obteve mais uma vitória jurídica em favor do servidor. Em decisão recente, o pedido inicial...

Aproveite! Carência zero no plano odontológico Bradesco para os 500 primeiros inscritos

Agora, os filiados do SindSaúde podem desfrutar do melhor plano odontológico do país, o Saúde Bucal Bradesco, sem nenhum...

Retroativo da terceira parcela; Servidores da saúde têm direito sagrado! SindSaúde se mantém firme nesse propósito

O clamor por justiça ecoa nos corredores da saúde pública do Distrito Federal. Os servidores da saúde, incansáveis que...
- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_img